Carnaval em Veneza

Angelica Ferrer com máscara de carnaval
Angelica Ferrer com máscara de carnaval

O Carnaval em Veneza surgiu durante o ano de 1296-1700, onde a nobreza se disfarçava para ir para se misturar com o povo.

Desde então as máscaras são o elemento mais importante do carnaval em Veneza. Foi oficialmente fundada por Christopher tolive que era o secretário-chefe do Doge de Veneza. Ele disse ao duque que ele pensou isso, e concordaram fortemente.

Os casos entre nobreza e cidadãos geraram filhos considerados metade “puros” e metade “impuros” chamados assim por eles,mas aos poucos tudo foi mudando e por isso acabou sendo uma festa que emergiu para o povo.

Foi declarado feriado pelo Senado da República de Veneza em 1296, embora a primeira expressão escrita da sua celebração é do ano 1094.

Angelica Ferrer com máscara de carnaval
Angelica Ferrer com máscara de carnaval

 

Foi no século XVIII quando o carnaval veneziano atingiu o seu máximo esplendor e glória, onde os aristocratas chegavam de muitos lugares e muitas vezes eram de que os príncipes e nobres faziam para fugir e desfrutar.

O carnaval foi criado para dar aos pobres um tempo divertido e publicamente tirar sarro da cara da aristocracia. Daí vem as máscaras de desgaste que podem obscurecer sua identidade.

No século XVIII, viveu em Veneza uma das pessoas mais famosas da história, Giacomo Casanova, que encarna perfeitamente o espírito de seu tempo e a alegria do Carnaval.

Carnaval em Veneza, praça de San Marco
Carnaval em Veneza, praça de San Marco

O carnaval recuperou algumas das suas festas no final do século XX, quando a cidade foi esmagada pela invasão de milhares de turistas, apesar que grandes momentos de diversão desenfreadas não acontecem mais. Os viajantes e aristocratas de toda a Europa passavam à procura de diversão e prazer.

Com o declínio de Veneza como potência comercial e militar, devido à descoberta da América e mudar a rota da seda para favorecer a Manila Galeão e a imensa riqueza do Novo Mundo, o carnaval se desvaneceu a quase nada.Os trajes que são feitos são característicos do século XVIII.

Em 1797, Napoleão Bonaparte durante a ocupação de Veneza, proibiu festividades carnavalescas temendo que as conspirações fossem acontecer.

Estes foram lentamente restaurados,à partir do início do século XX e oficialmente em 1979. Desde então, o festival começa cada início de Quaresma cristã, ou seja, começa a Quaresma de Cinzas.

Fantasias na praça de San Marco em Veneza
Fantasias na praça de San Marco em Veneza

Hoje, a tradição é que os nativos são disfarçados por trajes chamativos e bonitos para exibição aos turistas que apenas alguns carregam uma máscara simples.

O Carnaval em Veneza é único no mundo e sua tradição remonta ao século XI. Por séculos, foi a fuga de cidadãos para iludir o governo veneziano. Com Napoleão, o carnaval foi proibido por medo de que conspirações fossem gerados sendo recuperado em 1979.

O Carnaval de Veneza é totalmente diferente do resto do mundo, durante os 10 dias, as pessoas se vestem e saem para caminhar e tirar fotos,tanto em desfiles organizados como espontâneos.

Hoje milhares de visitantes lotam Veneza neste momento para admirar as fantasias espetaculares que investem milhares de dólares para se parecer com uma estrela por alguns dias do ano ou apenas para fazer contato com as pessoas e passear pelas ruas desta cidade única.

O famoso Arlequim no carnaval de Veneza
O famoso Arlequim no carnaval de Veneza

No ano de 973, ano em que a República de Veneza era parte do norte do Mar Adriático, incluindo a cidade de Scutania que estava sobre o poder dos venezianos, alguns Illyrians piratas (que é agora Albânia) sequestraram várias mulheres casadas com sua roupas e jóias.

Após serem resgatadas o ocorrido é celebrado com uma festa chamada “Festa das Marias” onde os mais belos e tradicionais trajes são desfilados em Veneza.

O primeiro domingo de Carnaval é celebrado com um anjo voando e a Colombina, uma pomba em metal que é jogado do campanário ao Palácio Ducal.Este é um dos símbolos mais importantes de Veneza. Nos dias atuais, a ave é interpretada por uma pessoa que interpreta o anjo.

O Grande Canal de Veneza também é uma etapa muito importante, onde pode apreciar as gôndolas levando pessoas para passeios bem como saborear um doce típico desta data chamado “frittella”. O número recorde de visitantes e eventos é atingido na terça de carnaval.

Assim, se vocês querem passar o carnaval admirando e tirando fotos da época com estilo e tranquilidade: Veneza é um ótimo lugar! Sem esquecer de levar muitas roupas de frio Veneza está no hemisfério Norte e em pleno inverno europeu.

Texto e Fotos: Angelica Ferrer

Mais informações e fotos:

http://angelicaferrer.com/tag/carnaval-venice/
http://angelicaferrer.com/2013/10/20/venize-venice-holala-mirage/

Site: http://www.angelicaferrer.com
Instagram: http://instagram.com/ferrerangelica

Comentários no Facebook