Dermatologista alerta que comer chocolate na Páscoa não faz mal à saúde

Dermatologista Ricardo Fenelon I - Crédito Hermínio Oliveira
Dermatologista Ricardo Fenelon I – Crédito Hermínio Oliveira

Especialista desmistifica o aparecimento de cravos e espinhas relacionada a ingestão de chocolate

Com a páscoa, a atenção de muitas pessoas se volta para os malefícios causados pelo consumo de chocolate e uma antiga discussão volta à tona: comer chocolate faz mal à pele? Provoca, de fato, o aparecimento de cravos e espinhas?

Há anos a questão vem sendo investigada pela comunidade científica e de fato o chocolate não faz mal a pele, mas seu componente, o açucar, pode sim causar sérios danos a pele.

“Este é mais um dos mitos criados em torno das doenças de pele. Não existe nenhuma comprovação científica de que a ingestão de chocolate provoque cravos, espinhas ou qualquer outra das manifestações da acne”, explica o dermatologista Ricardo Fenelon.
Segundo ele, a acne é uma doença que acomete indistintamente pacientes de ambos os sexos, a partir da adolescência e pode ser desencadeada por vários fatores.

Entre os fatores, há o excesso de produção de gordura na pele, alteração da flora bacteriana normal da pele, tensão emocional, período menstrual, medicamentos (vitaminas do complexo B e corticóides, principalmente) estão entre as causas mais incidentes. O fator hereditário também conta. Quando os pais têm a doença, a possibilidade de seu aparecimento é de 50%.

“Como se vê, nenhuma das causas inclui a ingestão de chocolates. Quando um paciente manifesta a impressão de que a acne se agravou após o consumo desse alimento, recomendo que o evite”, completa o especialista.

Dermatologista alerta que comer chocolate na Páscoa não faz mal à saúde - Foto: Internet
Dermatologista alerta que comer chocolate na Páscoa não faz mal à saúde – Foto: Internet

Outra dica é optar pela ingestão dos chocolates amargos, com maior concentração de cacau e menor teor de gordura que as versões ao leite.

O chocolate branco deve ser a última opção, pois não contém pasta de cacau, só a manteiga, sendo assim o mais gorduroso.

“Além da moderação e de escolher o chocolate certo, é importante os cuidados com a limpeza da pele. Lavar o rosto duas ou três vezes ao dia ajuda a controlar a oleosidade”, explica Fenelon.

Além da preocupação com a saúde da pele, deve-se lembrar que o alto índice de gordura e açúcar contidos no chocolate podem afetar o coração, alterando os índices de glicose e triglicerídeos, além da parte odontológica e até mesmo contribuindo para a obesidade.

Contudo, com equilíbrio e autocontrole, pode-se aproveitar a Páscoa, saborear os chocolates e proteger a saúde.

CLÍNICA DE DERMATOLOGIA DR. RICARDO FENELON

Endereço: SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212 – Asa Norte
Brasília – DF
Telefone: (61) 3326-2213
E-mail: clinicafenelon@terra.com.br

Comentários no Facebook