Procrastinação não pode ser encarada como desculpas para não se fazer algo

Procrastinação faz com que as pessoas deixem de fazer algo que poderiam dar pontos positivos a elas no futuro.
Procrastinação faz com que as pessoas deixem de fazer algo que poderiam dar pontos positivos a elas no futuro.

No próximo final de semana, cerca de 20 mil candidatos vão fazer a prova do vestibular de 2015 da UnB.

Como sempre, neste tipo de seleção, há aqueles que estudaram mais, e há aqueles que chegam lá contando com a sorte para passar. Também há aqueles que sabem muito do conteúdo cobrado, não porque estiveram nas salas de aula dos cursos pré-vestibulares todos os dias, mas porque são “sedentos” pelo conhecimento, e conhecimento aqui quer dizer uma só palavra: CURIOSIDADE.

Curiosidade em saber as coisas, acima de tudo, é um dos segredos para ter um bom rendimento no vestibular. As vezes o candidato nem estudou muito, mas sabe um conjunto de matérias que ocasiona um “efeito em cadeia”, e logo o candidato faz associações entre uma e outra, o que lhe garante boa nota e a consequente aprovação.

No entanto, há uma palavra que faz parte do vocabulário dos estudantes que, digamos, é um pouco difícil dela ser abolida: procrastinação.

Procrastinação é a mania que temos de deixar tudo que temos de fazer para depois, o velho dito “depois eu faço”.

Na vida, em se tratando de questões de estudos ou não, temos um planejamento para tudo, vamos citar alguns exemplos:

Para você sair com seu amigo(a), namorado(a), ficante, você tem um planejamento. A vontade não surge do nada, do tipo “oi amor, vamos sair hoje a noite?” antes de você comunicar seu namorado(a), alguma coisa você pensou, e isso te exigiu um certo tipo de planejamento, já que, aquele momento que você usou para o pensamento, exigiu alguns minutos de reflexão.

Para sair com os amigos no fim de semana, é comum ligarmos para um grupo próximo e logo marcar algo. Um grupo de garotos, por exemplo, liga uns para os outros para marcar um futebol “E aí irmão, bora bater um fut no domingo?” ou as meninas “Amiga, vem aqui para casa sábado para sairmos para a festa”. Esse é um outro momento que exigiu de você um planejamento, já que o evento ocorre no fim de semana, e logo implica dizer que você vai se organizar e fazer de tudo para que possa estar disponível para essas pessoas no fim de semana.

Por que para coisas mais importantes que vão decidir nosso futuro, como estudos, trabalho, a gente tem essa mania de “deixar tudo para depois”?

Geralmente damos atenção para o que mais gostamos; querendo ou não, saídas com amigos(as), com o namorado(a), com a(o) ficante é aquele momento de descontração, de fofocar alguma coisa, ou até mesmo de matar a saudade do que não se conversou na semana.

Não que não tenhamos atenção para os estudos, mas o que vem na cabeça de muitas pessoas ao falarmos “vamos estudar?” é “É MUITA COISA?” “É FÁCIL?” “JÁ ESTÁ TERMINANDO?”,e dá mesma forma se dá quando o assunto é trabalho “VAI SER RÁPIDO?”, “TERMINA QUE HORAS? (Quando a gente vai para uma entrevista de emprego e logo o candidato questiona que horas começa e termina o trabalho), “É MUITA COISA PARA FAZER?”

Acontece é que, na vida, nada vem de forma fácil. Não tiramos nada da cartola, e é justamente nessas horas é que temos que dar o nosso melhor para que as coisas venham de uma maneira mais fácil na vida.

Procrastinação não pode ser desculpa para não se fazer algo. Quanto mais deixamos para depois, ainda mais quando se trata de coisas decisivas e que vão influenciar nosso futuro para melhor, caso de um bom emprego, tendemos a não conseguir as melhores oportunidades.

Portanto, da próxima vez que você for fazer algo na sua vida, pense que, quanto antes se planejar, maiores são as chances de se conseguir ter sucesso naquilo que você faz.

Os melhores resultados não estão destinados a apenas aqueles que estudam muito, ou trabalham muito, mas aqueles que sabem aproveitar melhor o tempo naquilo que fazem.

Texto: Ivan Carlos

Blog: https://mundoacademicoonline.wordpress.com

Comentários no Facebook