Lábios ressecados: como tratar?

Lábios ressecados: como tratar? - Foto: Revista Saúde
Lábios ressecados: como tratar? – Foto: Revista Saúde

Lábios ressecados, com rachaduras, pele repuxada e descamando são as principais queixas e sintomas apresentados pelos brasilienses, nesta época do ano, em que o tempo é seco e as temperaturas oscilam muito durante o dia.

Por ser uma região muito sensível, os lábios sofrem com agentes como o vento, a poluição, o sol e até a baixa umidade do ar, que acabam por deixá-los machucados, o que, além do desconforto, prejudica a aparência.

Quando as pelinhas começam a soltar e, por mais tentador que seja, é necessário evitar tirá-las, pois são sinais evidentes de ressecamento.

“Machucar ainda mais a região puxando a pele solta resultará apenas em uma porta de entrada para bactérias, fungos e vírus”, alerta o dermatologista Ricardo Fenelon.

Com o ressecamento, hábitos como passar a língua pela boca, frequentemente, também comprometem a saúde dos lábios. Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, o gesto de umedecer a região só agrava o problema.

Dermatologista Ricardo Fenelon - Foto: Hermínio Oliveira
Dermatologista Ricardo Fenelon – Foto: Hermínio Oliveira

A saliva contém enzimas que podem favorecer o aparecimento de inflamação local, além de tirar a umidade natural da pele, o que promove maior desidratação.

O especialista alerta que a única forma de combater o ressecamento dos lábios é a hidratação. O primeiro passo é ingerir muito liquido, para hidratar de dentro para fora.

Outra recomendação é a utilização de hidratantes labiais, várias vezes ao dia. O ideal é que as fórmulas contenham, ao menos, alguns destes ativos: ceramidas, vitamina E e A, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas.

Batons com hidratante e protetor solar também ajudam a manter os lábios hidratados. O gloss também pode ser uma alternativa, porém têm menor fixação e dura menos tempo. Compressas com chá de camomila gelado aliviam a ardência provocada pelas rachaduras.

“É importante lembrar que passar vários tipos de produtos de uma só vez não irá trazer resultados. Muitos ativos podem piorar a situação”, ressalta Fenelon.

Serviço:

Clínica de Dermatologista Dr. Ricardo Fenelon

Endereço: SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212 – Asa Norte
Brasília – DF
Telefone: (61) 3326.2213
E-mail: clinicafenelon@terra.com.br

Comentários no Facebook