Alimentos integrais são mais saudáveis e menos industrializados

Alimentos integrais
Devemos ficar atentos, para o produto ser enquadrado na categoria é preciso que a farinha integral seja o primeiro item da lista Foto: Schiros
Com cada vez mais adeptos, os alimentos integrais vieram para ficar, mas você sabe o que há de tão bom neles?

Cada vez mais presentes no mercado os alimentos integrais estão substituindo os carboidratos brancos e assim proporcionando uma alimentação mais saudável. Você já reparou que o arroz integral é mais escuro do que o branco? A nutricionista Andrea Matarazzo explica: “a única diferença entre eles é que o branco foi mais processado que o integral, ocorrendo a retirada desta película, que é a parte realmente importante, a rica em fibras”.

O real benefício dos alimentos integrais está em sua absorção. A energia dos carboidratos não integrais chega muito mais rápido ao sangue, gerando um aumento na glicemia, enquanto nos integrais esta energia é liberada mais devagar. Esse é o grande fator que diferencia os carboidratos e está relacionado com o nível de açúcar no sangue, ou seja quanto mais rápida a energia entra na corrente sanguínea, maior a liberação de insulina para equilibrar os níveis de açúcar no corpo.

Disponíveis não somente em lojas específicas, os produtos integrais estão em diversos alimentos, como pães, massas, biscoitos, bolachas, barras de cereais entre outros. Porém, devemos ficar atentos. Para o produto ser enquadrado na categoria é preciso que a farinha integral seja o primeiro item da lista de ingredientes. Vale lembrar que a farinha branca está presente nos rótulos com o nome de farinha enriquecida com ferro e ácido fólico.

“O ideal é que toda vez que formos consumir algum carboidrato branco adicionemos outro rico em fibras como aveia e grãos. Ou gorduras boas como sementes, oleaginosas e azeite, ou ainda uma fonte de proteína (iogurte, queijos)”, explica a nutricionista. As gorduras e proteínas também são digeridas e absorvidas lentamente, portanto, reduzirão a carga glicêmica da refeição.

A dica é sempre começar as refeições principais com uma bela salada ou uma sopa de legumes e não esquecer de, ao quando ingerir massas dar sempre prioridade para as integrais. “No café da manha e nos lanches, a presença de cereais integrais balanceada com proteínas, frutas e boas fontes de gordura trarão um equilíbrio para a sua rotina alimentar”, finaliza.

Fonte: Webrun

Comentários no Facebook