Bélgica: Cultura, História e Geografia

História da Bélgica

O nome “Bélgica” é derivado de Gália Belga, uma província romana na parte setentrional da Gália, que era habitada pelos Belgas uma mistura de povos Celtas e Germânicos. Bélgica (Neerlandés: België, Frances: Belgique e Alemão: Belgien), oficialmente Reino da Bélgica é um país situado na Europa Ocidental e membro fundador da União Européia.

A Bélgica possui uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população cerca de 11.145 770 milhões de habitantes. Embora sua área de superfície seja de 30.528 km2 é um país pequeno e com uma localização privilegiada por ser o centro econômico e urbano da Europa.

A Bélgica tem três idiomas oficiais, que estão na ordem da população falante nativa na Bélgica: o neerlandês, francês e alemão.

Bastante industrializada e desenvolvida, a Bélgica é um pequeno país espremido entre a França e a Holanda. Apesar de sua pequena extensão territorial, a Bélgica possui dois idiomas nacionais, o francês e o flamengo, O flamengo, nada mais é do que o holandês com pronúncia diferente. Num país rico e quase sem problemas sociais, os belgas, embora sejam um povo alegre e pacífico, brigam para decidir em que língua uma placa de sinalização deve ser escrita.

A Bélgica é uma monarquia constitucional. O Rei Philippe é o 7º dos reis belgas.belgica - Guia BSB.net

O Rei Philippe e a Rainha, Mathilde bem como os demais membros da família real representam a Bélgica no estrangeiro (visitas de Estado, missões econômicas e encontros internacionais.)

A Bélgica ocupa a fronteira entre a Europa germânica e a Europa latina, a Bélgica é o lar de dois principais grupos linguísticos: os flamengos, falantes do holandês, e os valões, que falam francês, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã. As duas maiores regiões da Bélgica são a região de língua holandesa de Flandres, no norte, com 59% da população e a região francófona da Wallonia, no sul, habitada por 31% dos belgas. A Região de Bruxelas, oficialmente bilíngue, é um enclave de maioria francófona na Região flamenga e tem 10% da população.

A geografia da Bélgica possui três áreas principais:

A região do Sul da Bélgica (até 100m acima do nível do mar), Bélgica Central (entre 100 e 200m acima do nível do mar) e a geografia do Norte da Bélgica (de 200 a mais de 500 metros acima do nível do mar).belgica - Guia BSB.net

A vegetação do Sul da Bélgica fica no litoral na parte Oeste e possui praias e dunas que se estende em linha reta por 65 km.

A vegetação da Bélgica Central é vista como um tapete verde exuberante que possui uma área de floresta com uma Mata no anterior da Colônia que cobria grande parte do país na época romana. As regiões “Hainaut” e “Hesbaye” ambas no Oeste são áreas férteis com grandes fazendas e extensos campos de pastagens.belgica - Guia BSB.net

A costa Belga tem 65 km de trecho de costa litorânea 15 resorts, cada e um com seu próprio caráter e atmosfera única. As praias são ideais para crianças. Os banhistas descobriram que eles adquirem um bronzeado mais saudável aqui do que no sul da Europa, graças ao iodo e sal no ar.

As “Ardennes,” situada no sudeste da Bélgica, é uma das áreas intocadas da natureza, rica em fauna e flora, com vastas florestas, colinas e rios de fluxo rápido. Os visitantes podem passear pelas muitas aldeias pitorescas que nos vales onde as tradições e o folclore ainda vivem, e onde as artes e ofícios da região podem ser apreciados.

“Ardenns” é uma atração turística natural e sua parte mais ao sul, tem um clima mais ameno do que o resto do país.belgica - Guia BSB.net

Ciência e Tecnologia.

A Bélgica foi o primeiro país continental europeu a entrar na Revolução Industrial, no início do século XIX. Por possuir a economia fortemente globalizada e uma infraestrutura de transporte integrada com o resto da Europa com uma localização no centro Europeu ajudou a torná-la a 15ª maior nação comercial do mundo em 2007.

A economia é caracterizada por uma força de trabalho altamente produtiva, com um PIB de , bil ões (2013). Os principais produtos importados pela Bélgica são alimentos, maquinaria, diamantes, petróleo e derivados, químicos, vestuário e têxteis. Os principais produtos belgas exportados são automóveis, produtos alimentícios, ferro e aço, diamantes lapidados, têxteis, plásticos, produtos de petróleo entre outros.

belgica - Guia BSB.netOs pesquisadores belgas têm se concentrado em áreas como medicina, bioquímica, estatística e astronomia têm recebido prestigiados prêmios científicos internacionais pelos trabalhos.

A Bélgica é famosa pela cerveja, chocolate, waffles e batatas fritas com maionese. As batatas fritas originaram-se na Bélgica, embora seu exato lugar de origem ainda seja incerto. Os pratos nacionais são “bife e batatas fritas com salada” e “mexilhões com batatas fritas”. Os chocolates Côte d´Or, Neuhaus, Leonidas e Godiva são os mais conhecidos.

As maiores atrações turísticas da Bélgica são suas lindas cidades, muitas das quais guardam um ar bem medieval, desde grandes centros urbanos com praças, igrejas e edifícios encantadores, como Bruxelas e Antuerp, até bucólicos vilarejos, como os da região da Wallonia.

belgica - Guia BSB.net
Foto: http://manualdoturista /belgica/

Em todo lugar, na Bélgica você verá quiosques que vendem batatas fritas que é o programa favorito dos belgas comer mariscos com batatas fritas e tomar ótimas cervejas (outra mania). É bom lembrar ainda que quem gosta de frutos do mar, cerveja, queijos e chocolates encontrará na Bélgica o paraíso!

A vida do estudante é mais do que apenas atividades acadêmicas. Os campus das instituições oferecem lazer, cultura e esporte. Os eventos organizados pelas associações de estudantes (clubes estudantis) refletem o dinamismo e intensidade da vida estudantil.

Um excelente sistema de saúde, uma rede de transporte público eficiente, e uma intensa vida cultural de fácil acesso e uma variedade de esportes. O estatuto do estudante dá acesso a estes serviços particularmente acessíveis.

belgica - Guia BSB.net
Universidade de Leuven- Bélgica

Fotos tiradas dos sites:
www.belgium.be
www.bruxelles.be
www.studyinbelgium.be
http://manualdoturista/belgica
http://visitbrussels.be
http://www.opt.be
www.wallonie.be
www.federation-wallonie-bruxelles.be
Jornalista: Tatiana Caruso

Comentários no Facebook