Templo da Boa Vontade completa 25 anos

Templo da Boa Vontade
Templo da Boa Vontade – Foto: Foto: Bruno Pinheiro
Templo da Boa Vontade está entre os mais visitados do Distrito Federal e simboliza o ecumenismo na Capital Brasileira

Um dos locais mais visitados por brasilienses e turistas, o Templo da Boa Vontade (TBV), completa o Jubileu de Prata no dia 21 de outubro. O ponto turístico está localizado na Asa Sul e se configura como um símbolo do ecumenismo na capital federal. Nesses 25 anos, o local já foi visitado por personalidades como Dalai-Lama Tenzin Gyatso (Nobel da Paz, em 1989), José Ramos-Horta (Prêmio Nobel da Paz, em 1996 e presidente do Timor Leste), Adolfo Pérez Esquivel (Escritor argentino e Prêmio Nobel da Paz, em 1980), Herbert de Souza, o Betinho (sociólogo) e diversos outros formadores de opinião.

O templo foi idealizado e construído com o objetivo de promover a união entre todos os povos. No dia 21 de outubro de 1989, ocorreu a inauguração da nave principal, projeto do arquiteto e engenheiro R. R. Roberto. As medidas e proporções estão ligadas aos números sete (considerado o número da perfeição) e um. A combinação forma a pirâmide de sete faces, com 21 metros de altura e 28 metros de diâmetro.

No pináculo está guardado a maior pedra de cristal puro do mundo, com 21 kg. A base contrastante dá impressão de que o Templo flutua sobre o gramado, como se fosse uma nave espacial pousada. Ao entrar na Nave, o visitante percorre a espiral que representa a jornada do ser humano em busca de equilíbrio.

Ao todo, o Templo possui 11 mil metros quadrados. Além das diversas salas temáticas, galeria de arte e memorial, o TBV abriga o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, o ParlaMundi da LBV. O lugar é usado para reuniões e encontros internacionais com o tema do ecumenismo.

O Templo da Boa Vontade recebe cerca de um milhão de visitantes ao ano, segundo dados da administração do local. Considerado uma das sete maravilhas de Brasília, por votação popular, o ponto turístico esteve na rota da Copa do Mundo, quando houve um acréscimo de 40% na visitação.

Periodicamente, o TBV é palco de exposições e outras manifestações culturais. A Legião da Boa Vontade mantém ainda um coral ecumênico, que já se apresentou em eventos de grande importância pelo Brasil e em órgãos como a Câmara dos Deputados, o Palácio do Planalto, o Senado Federal e o Palácio do Itamaraty, e no exterior, na sede das Nações Unidas em Nova York (EUA). Os cantores já estiveram também em espetáculos ao lado de renomados pianistas nacionais e internacionais, como Arthur Moreira Lima e Joaquim Belo.

Jubileu – Para comemorar os 25 anos de existência, o Templo da Boa Vontade está com programação especial até o dia 8 de novembro. Por ser um ícone do setor turístico, o aniversário do Templo da Boa Vontade foi incluído no calendário oficial de eventos da cidade. Durante o mês de outubro, atrações culturais celebram o Jubileu de Prata do monumento, com muita música, exposições e encontros ecumênicos, sob a égide de seu slogan “Uma Nova Aliança com Deus”.

Mais informações: http://www.tbv.com.br/25anos.

Horário de visitação: A nave principal funciona diariamente, 24h. Os demais espaços podem ser visitados de 8h às 20h. O coral se apresenta todos os sábados, a partir das 16h30, na Nave do TBV.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal

Comentários no Facebook