Aplicativo Beekme tem média de mil acessos diários

Aplicativo Beekme
Aplicativo Beekme – Foto: Divulgação

Visitantes de 11 países e nove estados brasileiros buscam o dispositivo como fonte de informações sobre o Turismo em Brasília

Aplicativo para celular que permite aos usuários obterem informações sobre monumentos, atrativos turísticos e acervo histórico de Brasília via Bluetooth contabiliza mais de mil acessos diários. A média contabiliza dados computados desde junho deste ano, quando a ferramenta foi lançada. A tecnologia está disponível em três idiomas – português, inglês e espanhol.

“Brasília pode ser considerada o maior parque de iBeacons instalados em toda a America Latina. Os resultados positivos alcançados até o momento, inspiraram outras capitais brasileiras a utilizarem o Beekme. Já estivemos em contato com as prefeituras de Maceió e Salvador e a expectativa é que até o próximo ano o aplicativo esteja disponível nessas cidades”, adiantou o gestor Fo projeto Gustavo Brum, representante da empresa Memora Processos.

Ao todo, foram instalados 300 dispositivos em 84 atrativos da capital federal que facilitam levar informação ao visitante. Na medida em que o usuário se aproxima dos pontos cadastrados recebe torpedos com dados turísticos sobre o local. Caso opte por entrar no monumento, são enviadas também informações sobre o acervo artístico interno. Os dados são transmitidos por iBeacons, dispositivos de baixa potência para transmissão de dados por microlocalização.

O aplicativo já foi baixado por visitantes de outros estados brasileiros como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas. Entre os países o destaque são para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, Polônia, Alemanha, Austrália, Argentina, Colômbia, Chile e Singapura.

A tecnologia é compatível com as versões 4.5, 5 e 5s da plataforma IOS e superior a 4.3 dos celulares androids e tablets. É gratuita e está disponível nas lojas da AppStore e Google Play. “O Beekme é mais uma forma de levar informação até os visitantes. Quando o turista desembarca no aeroporto, por exemplo, já recebe mensagem de boas-vindas”, destacou o secretário de Turismo e Projetos Especiais, Luis Otávio Neves.

Esse sistema já funciona em caráter experimental em lojas de departamento e supermercados dos Estados Unidos, além de estádios da Liga de Baseball e em unidades da Apple, que patenteou o dispositivo. Brasília é pioneira no uso da tecnologia para o Turismo.

Fonte: Secretaria de Turismo/GDF

Comentários no Facebook