Países Baixos, um país incrível e com muitas diversidades culturais

Países Baixos ou Holanda?

Os Países Baixos, como o nome indica, são países de baixa altitude, com cerca de um quarto do território ao nível do mar ou abaixo deste. Muitas zonas estão protegidas contra as inundações por diques e paredões. O Reino dos Países Baixos consiste nos Países Baixos e dos países: Aruba, Curação e São Martinho (Sint Maarten). O Reino dos Países Baixos consiste nos, além dos Países Baixos, Países Baixos Caribenhos: Bonaire, Saba e Santo Eustáquio (Sint Eustatius).

Por Tatiana Caruso

Apenas a parte central dos Países Baixos é geograficamente denominada por Holanda. Esta parte do país consiste, em duas províncias: Holanda do Norte (Noord Holland) e Holanda do Sul (Zuid Holland). Esta é a região com cidades mais importantes como Amsterdam, Rotterdam, Haia (Deen Haag), Delft, Leiden e Haarlem.

Rei da Holanda - Países Baixos - Guia BSB.netReino

O Reino dos Países Baixos é uma monarquia constitucional. Guilherme Alexandre é o rei do Reino dos Países Baixos, que é composto pelos Países Baixos, Curação, Aruba e o território de Saint Maarten, na ilha de São Martinho. Assumiu o trono em 30 de abril de 2013, com a abdicação oficial da mãe, a rainha Beatriz, sendo o primeiro homem a assumir o trono neerlandês em 123 anos.

Apesar de Amsterdam ser a capital, a sede do governo ficam em Haia (Den Haag). O poder executivo é exercido pelo conselho de ministros que é presidido pelo Primeiro-Ministro.
A cada quatro anos são realizadas eleições no país.

mapa-paises-baixosLocalização

Os Países Baixos estão localizados no norte da Europa Ocidental, na zona de costa Oeste e Noroeste, na zona de costa Oeste e Noroeste com o Mar do Norte. Pela sua longa costa no Mar do Norte (451km), o clima dos Países Baixos é tipicamente um clima marítimo, os Invernos são raramente fortes e os Verões nunca são muito quentes.

Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar – estas áreas são conhecidas como pôlderes.

A localização dos Países Baixos facilita o acesso aos grandes mercados do Reino Unido e da Alemanha, sendo o porto de Roterdã o maior porto da Europa. Outras partes importantes da economia são: comércio internacional (o colonialismo neerlandês começou com uma cooperativa empresas privadas, como a Companhia Holandesa das Índias Orientais), bancos e transportes. Amsterdã é o quinto destino turístico mais movimentado da Europa, com mais de 4,2 milhões de visitantes internacionais. Aproximadamente metade O país é cheio de canais e o transporte fluvial torna-se um dos principais meios de exportação e importação. A localização geográfica dos Países Baixos é bastante favorável em relação à Europa.

Amsterdan Países Baixos - Guia BSB.net

Economia

Os Países Baixos são um dos países mais desenvolvidos do mundo e ocupam a 16ª maior economia do mundo e o sétimo maior PIB (nominal) per capita. Entre 1998 e 2000, obteve um crescimento econômico anual do PIB de, em média, quatro por cento, bem acima da média européia. Têm indústrias e agricultura do mais alto nível de produtividade. Grandes companhias como Shell e Unilever, também como gigantes do sector bancário como o grupo ING e ABN AMRO estão sediadas nos Países Baixos. O produto interno bruto (PIB) por cada pessoa é US$22.000, que é um dos mais altos do mundo.

Entre outras afiliações, o país é membro fundador da União Européia (UE), da OTAN, da OCDE, da OMC e assinou o Protocolo de Quioto e de várias outras organizações internacionais. Em 1948, o país estabeleceu, junto com a Bélgica e o Luxemburgo, a primeira união alfandegária do mundo: a Benelux, com circulação completamente livre de mão-de-obra, capital e serviços.

Cidades mais populosas dos Países Baixos
Posição Localidade Províncias População
1 Amsterdã Holanda do norte 813.562
2 Roterdã Holanda do Sul 619.879
3 Haia Holanda do Sul 510.909
4 Utrecht Utrecht 311.367
5 Eindhoven Brabante do Norte 216.036
6 Tilburgo Brabante do Norte 206.240
7 Almere Flevolândia 190.655
8 Groninga Groninga 187.991
9 Breda Brabante do Norte 174.599
10 Nimegue Guéldria 164 223

Quase 90% da população neerlandesa vive em áreas urbanas. As quatro maiores cidades (Amsterdam, Rotterdam, Haia e Utrecht) formam os limites da assim chamada “Randstad”, uma região em forma de círculo com a maior concentração da população urbana do país e ao mesmo tempo o seu coração econômico.

A taxa de alfabetização é de praticamente 100%. A frequência escolar na educação de primeiro e segundo graus é de cerca de 100%, o que se deve em grande parte à obrigatoriedade do ensino dos cinco até os quinze anos de idade. Mais ou menos 40% se inscrevem para um curso superior. A expectativa de vida na hora do nascimento é de 77 anos para homens e de 81 anos para mulheres.

Tabela províncias
Província Capital
Noord-Brabant Hertogenbosch
Drenthe Assen
Flevoland Lelystad
Friesland Leeuwarden
Groningen Groningen
Gelderland Arnhem
Zuid-Holland Den Haag (Haia)
Noord-Holland Haarlem
Limburg Maastricht
Overijssel Zwolle
Utrecht Utrecht
Zeeland Middelburg

Províncias dos Países Baixos

Os Países Baixos estão tradicionalmente divididos em 12 províncias que têm a sua própria capital, as suas próprias regras e administração. Cada uma destas províncias tem a sua diferente historia e diferentes tradições. Então mais do que em qualquer outro país na Europa, a riqueza dos Países Baixos encontra-se na sua diversidade.

Religião

Os Países Baixos são um dos países mais secularizada do Oeste europeu, com 39% de sua população filiada a alguma religião. Ainda assim, menos de vinte por cento frequenta regularmente suas respectivas igrejas. A minoria praticante de alguma religião se divide principalmente entre o catolicismo-romano (26%), protestantes (16%), Islamismo (5%), outras religiões (6%) e sem religião (53%).

Idioma

Há duas línguas oficiais, ambas germânicas, o neerlandês, usada pela maioria da população, e o frísio; esta só se usa na província setentrional da Frísia, chamada de Fryslân na língua local. Além destas, vários dialetos do baixo-saxão são usados em boa parte do norte e leste, sem reconhecimento oficial.

Cultura e culinária

Os Países Baixos marcaram a história da pintura européia, em especial no século XVII, a época dos grandes mestres holandeses, como Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer e Jan Steen. Mas os séculos XIX e XX não são menos dignos de destaque, graças a grandes artistas como Vincent van Gogh e Piet Mondriaan.

As especialidades culinárias mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias fumadas e a sopa de ervilhas, sem esquecer uma grande variedade de queijos, como o Edam e o Gouda.

Keukenhof - Holanda (16)

Se tulipas é o que você quer ver quando visitar Amsterdam na Holanda, então você não pode deixar de conhecer o maior jardim de tulipas do mundo, o parque “ Keukenhof” na Holanda.O parque recebeu cerca de 800 mil visitantes por ano e possui 07 milhões de flores.

O parque “Keukenhof” fica localizado em Lisse — a pouco mais de 30 quilômetros da capital do país, Amsterdã. A famosa Parada das Flores é um desfile de 50 carros alegóricos decorados que percorrem cerca de 40 quilômetros e é considerado uma espécie de “carnaval” holandês.


Fontes:

www.keukenhof.nl/en/
brasil.nlembaixada.org/voce-e-os-paises-baixos

Comentários no Facebook