Carnaval de Kitinete

Carnaval de Kitinete - Foto: Joana França
Carnaval de Kitinete – Foto: Joana França

“Carnaval de Kitinete” estreia em Brasília, com apresentações nos dias 10 e 12 de dezembro. A obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo ator e performer Leonardo Shamah, com direção de Tatiana Bittar.

Como o próprio título sugere, “Carnaval de Kitinete” é experimento cênico realizado dentro de um espaço residencial e tem sua pesquisa focada na performatização do cotidiano, onde o ator-performer é um objeto plástico que ressignifica o ambiente doméstico em uma galeria de arte, que ao mesmo tempo é sua casa, sugerindo um museu de si e para si.

A pesquisa foi realizada ao longo de 2014 e contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 – Montagem de Espetáculo. Atravessou temas como identidade, individualidade, o tédio da existência e os valores subjetivos do mercado de arte.

A dramaturgia e a encenação foram construídas a partir de colagens com o plágio de obras de diferentes linguagens, tais como cinema, literatura, artes visuais e inclusive do teatro.

O experimento tem duração de seis horas e o espectador fica à vontade para assistir o tempo que quiser ou até desinteressar-se o suficiente da sua apreciação.

“Carnaval de Kitinete” é o carnaval da individualidade, da solidão, do tédio de existir. É uma imersão no cotidiano vazio de ser da humanidade. Este é um carnaval de ironia, morbidez e situações absurdas que surgem da espetacularização das rotinas. O riso brota de uma sensação de desespero e abandono onde o questionamento é: o que fazer com a própria imparidade nos dias em que a festa é ser coletivo?

Ficha Técnica:

Direção: Tatiana Bittar
Performer: Leonardo Shamah
Produção: Kamala Ramers
Iluminação: Moisés Vasconcelos
Trilha sonora: Tomás Seferin
Cenografia e Expografia: Patrícia Bagniewski
Colaboração criativa: José de Campos
Designer Gráfico: Maira Zannon – Ilha Design
Assessoria de Imprensa: Renato Acha – Acha Brasília
Fotos: Joana França
Imagens: Mauricio Chades
Edição de vídeo: Márcia Regina

Sobre a Direção:

Tatiana Bittar é graduada pela UnB em Artes Cênicas. Desenvolve trabalho como atriz, performer , diretora e produtora. Já trabalhou com nomes de relevância nacional como Kenia Dias e Giselle Rodrigues. Atualmente é integrante da Andaime Cia. de Teatro. Na Cia. B de Teatro, participou do espetáculo “Páginas Amarelas” onde foi premiada como melhor atriz no Festival RioCenaContemporânea em 2007 e atualmente faz parte do elenco do espetáculo “Havia”. Seu último trabalho como diretora é o espetáculo “(des)esperar”, da Andaime, onde recebe a colaboração de direção de Leonardo Shamah, visto que também é atriz da peça. Em 2014, Tatiana participou do espetáculo “Uma pausa por favor” com direção de Adriana Lodi.

Sobre o Ator-Performer:

Leonardo Shamah é graduado em Artes Cênicas pela UnB. Atua no mercado teatral de Brasília há 12 anos como ator, performer, diretor e produtor. Atualmente integra a Andaime Cia. de Teatro e faz parte da equipe da Guinada Produções.

Carnaval de Kitinete é a primeira obra individual de Leonardo desde 2007, quando realizou ao lado de Diego Azambuja e Tatiana Bittar o espetáculo “Silêncio, as duas se entreolham embaraçadas” e como diretor a peça “O terror e a miséria no Terceiro Reich – Nosso lar, doce lar”, os quais participaram de festivais em Brasília e Belo Horizonte.

Serviço:

Carnaval de Kitinete
Data: 10 e 12 de dezembro de 2014 (quarta e sexta)
Horário: Das 15 às 21 horas. Com sessões a cada 1 hora.
Local: Secreto na Asa Norte e Asa Sul (O endereço do local será divulgado por e-mail com 24 horas de antecedência para aqueles que seguirem as instruções no evento do Facebook).
Site: https://www.facebook.com/events/1499420500326995/?fref=ts
Preço: Pague quanto quiser.
Classificação indicativa: 18 anos.

Comentários no Facebook