Exposição EnGoma – Mostra de Fotografia Expedimental

Exposição EnGoma - Mostra de Fotografia Expedimental

 

A Casa da Luz Vermelha apresenta a exposição EnGoma, mostra coletiva de fotografia experimental. Com abertura no dia 1º de dezembro de 2015 e visitação até o dia 06 de janeiro de 2016

Sobre a Exposição

A exposição apresenta experimentações fotográficas produzidas manualmente por uma técnica fotográfica ancestral, que data do século XIX, capaz de gerar imagens a cores que trazem características tanto da fotografia quanto da pintura.

Trata-se da técnica da goma bicromatada em policromia, apresentada aqui em um recorte da mais recente produção de 11 artistas de Brasília-DF, Porto Alegre-RS, Juazeiro do Norte-CE e Rio Branco-AC.

Exposição EnGoma - Mostra de Fotografia Expedimental - Foto: Telio Pacheco - Sem título - Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g
Exposição EnGoma – Mostra de Fotografia Expedimental – Foto: Telio Pacheco – Sem título – Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g

As imagens são feitas com pincel aplicando-se alternadamente sucessivas camadas de cor produzidas pela mistura de químicos e tinta aquarela, que são expostas à luz UV.

O lento processo de sobreposição das camadas de pigmentos e químicos gera um amplo espectro cromático que não deixa de guardar marcas propositais da sua gestualidade.

As imagens aqui não se querem planas, virtuais, assépticas. Elas reivindicam sua materialidade e nos afrontam com seu caráter único e perecível: têm ranhuras, texturas, espessura, densidade, peso, manchas, imprecisões. Têm corpo.

E este corpo -fotográfico, pictórico – coloca em cheque nossa própria forma de conceber o tempo e a experiência. Nos propõe uma entrada na escuridão, nas fibras do papel, na proximidade do olhar, na lentidão.

Uma mostra que, sem dúvida, trata do tempo, agora transformado não apenas em imagem, mas em uma nova experiência do corpo que regressa à matéria.

Texto: Ruth Sousa.

Exposição EnGoma - Mostra de Fotografia Expedimental - Foto:Antonio Biancho - Mangia Che te fa bene! Comida afetiva 1. Goma Bicromatada policrômica sobre papel Fabriano 300g. 2015.
Exposição EnGoma – Mostra de Fotografia Expedimental – Foto:Antonio Biancho – Mangia Che te fa bene! Comida afetiva 1. Goma Bicromatada policrômica sobre papel Fabriano 300g. 2015.

Sobre os Artistas

Ádon Bicalho

Estudou audiovisual na Universidade de Brasília e fotografia na Scuola Romana di Fotografia, hoje atua na realização de documentários e em diversas áreas da fotografia.

Como arte-educador participou do programa educativo Gente Arteira, da Caixa Cultural e do projeto Fotolata. Entusiasta da fotografia analógica e experimental, conduz experimentos de fotografia estenopeica e métodos alternativos de impressão.

Antonio Biacho

Mestre em Arte e tecnologia da Imagem pelo IdA/UnB. Desde 2004 é tutor/professor orientador/ mediador do grupo Arteduca da Universidade de Brasília.

É professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e foi um dos elaboradores do Projeto de Educação a Distância na Educação de Jovens e Adultos.

Ao longo de sua carreira tem participações em performances, exposições, Shows de música, publicações de poesia, atuação em teatro, vídeos e filmes.

As suas produções intelectuais, artísticas e culturais envolvem Arte-Educação, Arte e Tecnologia, Educação a Distância, Educação Ambiental, Arte e política, Cinema na Escola, Animação, História da Arte, Poesia e Pedagogia por Projetos.

Caio Sato

Artista plástico graduando em artes visuais pela UNB. Tem a pesquisa voltada para a produção de imagens (desenho, foto, gravura) e para a poética do espaço.

Em 2015 participou da Quadrienal de Praga (PQ15) o maior evento de Cenografia/Desenho da Cena do mundo com o trabalho coletivo Temos Todas a Mesma Historia.

Exposição EnGoma - Mostra de Fotografia Expedimental - Foto: Ádon Bicalho - Sem título - Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g
Exposição EnGoma – Mostra de Fotografia Expedimental – Foto: Ádon Bicalho – Sem título – Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g

Deyse Cruz

Graduada em comunicação social / Jornalismo pela UFAC – Universidade Federal do Acre.

Desenvolve pesquisa em processos fotográficos alternativos e atua em diversos projetos como arte-educadora, em oficinas para crianças e jovens com ênfase em processos histórico-alternativos, tais quais Cianotipia e Van Dyke.

Jandora Jakobson

Atua nas áreas das Artes Visuais e da Arquitetura e Design de Interiores. Desde 2007 é membro do grupo Espírito dos Sais/UFRGS pesquisando e investigando os processos fotográficos históricos e alternativos de formação de imagem.Bacharel em artes visuais com ênfase em fotografia pela UFRGS.

Participou de vários cursos em processos alternativos, dentre eles o curso Goma Bicromatada / Platinum e Palladium, ministrado pela Profª. Christina Z. Anderson na Penland School of Arts and Crafts, NC, EUA.

Karol Luan Oliveira

Artista Plástico Graduando do curso de Artes Visuais do Centro de Artes Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau – Universidade Regional do Cariri – URCA.

Foi bolsista de graduação-sanduíche do programa “Ciência sem Fronteiras”; na Universidade de Bolonha – Itália (2013). Atua também como artista independente.

Luis Gustavo Prado

Fotógrafo e graduado em fotografia. Tem vasta experiência em processos histórico-alternativos e vem desenvolvendo oficinas e workshops voltados para fotógrafos e artistas, geralmente no laboratório fotográfico da Faculdade Dulcina de Moraes e atuando frequentemente como professor colaborador em cursos de extensão em fotografia realizadas no laboratório fotográfico da FAC/ UNB.

Nivalda Assunção

Artista plástica doutora em Arts et Science de Lart – Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e professora da UNB.

Tem experiência na área de Arquitetura e Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente em escultura, instalação, intervenção urbana, fotografia, poéticas contemporâneas. Pesquisadora do grupo Escritura: Linguagem e Pensamento UnB e do Grupo de Fotografia Experimental.

Renata Rinaldi

Artistas plástica e graduanda do Curso de Artes Visuais da Universidade de Brasília – UNB. Possui experiência na área de Artes Visuais, voltada para desenho, gravura, instalação e performance.

Pesquisou cianotipia como atividade de PIBIC na UnB por um ano. Desenvolve obras na temática da zoopoética e vem realizando obras com processos fotográficos alternativos.

Ruth Sousa

Artista plástica doutora em artes visuais pela UFRGS e professora da UNB. Desde 2002, participa regularmente de exposições, mostras de vídeo e salões de arte no Brasil e no exterior.

Sua pesquisa se concentra na relação entre memória, narrativa e ficção e sua produção artística envolve principalmente fotografia e instalação.

Desde 2010 desenvolve o projeto “Lembranças Inventadas”, que pode ser acessado pelo link http://madeupmemoriescorp.com.br/. Vem atuando com regularidade na coordenação de ações de pesquisa e extensão em fotografia experimental.

Telio Pacheco

Graduado em Engenharia Civil pela PUC/GO, com especialização em Gestão de TI, Gestão de Telecomunicações e Gerenciamento de Projetos, Bancário.

Pesquisa processos fotográficos históricos como Pinhole, Cianotipia, Marron Van Dyke. A partir de 2004 participou de diversas exposições coletivas em Brasília.

Exposição EnGoma - Mostra de Fotografia Expedimental - Foto: Ádon Bicalho. Sem título - Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g. 2015.
Exposição EnGoma – Mostra de Fotografia Expedimental – Foto: Ádon Bicalho. Sem título – Goma Bicromatada policrômica sobre papel Montval 300g. 2015.

Sobre a Galeria

A Casa da Luz Vermelha é a primeira galeria de arte especializada em fotografia Fine Art na capital federal. Idealizada pelo fotógrafo Kazuo Okubo e representada pela arquiteta Rosely Nakagawa, como curadora do acervo permanente, a galeria oferece visitação gratuita para os apreciadores de arte e a possibilidade de compra das obras em exposição.

A galeria vem suplantar um deficiência de espaços que deem oportunidade aos artistas de exporem, valorizarem e venderem seus trabalhos e possibilita a formação de um público e consequente mercado voltado para este segmento.

O espaço também oferece serviço de impressão Fine Art em papel fotográfico e museológico, além de diversos cursos, palestras e workshops sobre fotografia e produção de exposições.

Serviço:

EnGoma – Mostra de fotografia experimental

Artistas: Ádon Bicalho, Antonio Biacho, Caio Sato, Deyse Cruz, Jandora Jakobson, Karol Luan Oliveira, Luis Gustavo Prado, Nivalda Assunção, Renata Rinaldi, Ruth Sousa e Telio Pacheco.
Inauguração: 01 de dezembro de 2015, terça-feira, as 19h
Visitação: Até 06 de janeiro de 2016 – De segunda a sexta, das 10h às 19h – Domingo, das 12h às 16h
Local: A Casa da Luz Vermelha
Endereço: Clube ASBAC – SCES Trecho 2, Conjunto 31, Brasília – DF.
Realização: A Casa da Luz Vermelha
Apoio: DEX/UnB, FAC/UnB e LAFA
Facebook: https://www.facebook.com/acasadaluzvermelha
Evento Facebook: http://www.facebook.com/events/1647013338907691

Comentários no Facebook