A Mantilha espanhola por Angelica Ferrer

Angelica Ferrer usando Mantilha no Monastério de San Jeronimo - Guia BSB.netTour pelo monastério de San Jeronimo com Angelica Ferrer

Quando eu decidi fazer essas fotos, eu pensei numa semana Santa mundial, eu não estou representando nenhum país específico. Mas eu escolhi uma Roupa tradicional e muito típica de Semana Santa da Espanha, a mantilha, Linda com uma maravilhosa renda, que as vezes se faz á mão, pensei em popularizar mais o seu uso, não somente na semana Santa como em outras ocasiões.

Por Tatiana Caruso
Fotos Antonio Sanchez

A mantilha espanhola é especial para mim, porque por trás existe uma tradição, tradição essa que eu admiro e respeito. Mas me proponho utilizar-la alem da tradição, modernizar-la como qualquer outro acessório para que se possa ser usado em qualquer momento ou comemoração, porque antes mesmo de ser objeto de Religião, a Mantilha já era usada como parte da moda e tendencia de outras épocas.

Minha inspiração foi na beleza e simplicidade de Andalucia como cidade. A magia Moura e historias que rodeiam Granada e sua gente. A mantilha como representante da moderna Isabella II que já á usava como acessório com coroas e véu estilo mouro.

Gran Capitan Gonzalo Fernandez

O Monastério escolhido para as fotos foi o de San Jeronimo, onde está enterrado o famoso Gran Capitan, Gonzalo Fernandez de Cordoba. Alguns historiadores afirmam que, os restos que se encontram no túmulo não pertence ao Gran Capitan.

Conta a lenda sobre o Gran Capitan que ao cair o por do sol sobre Alhambra, se escuta nos corredores do monastério os sussurros de Gonzalo Fernandez, dizendo ao Rei Fernando o Católico: desagradecido Rei, assim me pagas por haver te dado a metade do seu império?

Origem da Mantilha

A origem do Ibero véu chamado mantilha, se remete há milhares de anos antes do Império Romano Chegar na península, e durou ao longo da dominação romana. A mantilha conviveu como véu Mouro, foi mantida durante o Renascimento, e foi vestuário típico da Espanha durante os Austrias e os Bourbons (famílias), mas foi reduzida a textura da renda a medida que crescia a importância do penteado feminino. Assim tendo um retrocesso na moda do século XIX, mas Elizabeth II á impulsionou novamente! E hoje praticamente deixou de ser utilizada , limitando-se a casamentos, touradas e questões religiosas, como missas, procissões e enterros.

Confira algumas fotos:

Confira a Matéria Completa com mais fotos ou em Espanhol/Inglês aqui.

Comentários no Facebook