Comemoração de Sankta Lucia

Jogadora Marta e a jornalista Luzia Câmara prestigiando a comemoração de Sankta Lucia
Jogadora Marta e a jornalista Luzia Câmara prestigiando a comemoração de Sankta Lucia

Na recepção de Sankta Lucia realizada no dia 11 de dezembro com a recepção de 400 convidados na Embaixada da Suécia em Brasília.

A Embaixada da Suécia recepcionou a jogadora de futebol Marta Vieira, quem atualmente joga pelo FC Rosengård da Suécia. A jogadora veio acompanhada de seu coordenador técnico Fabrício Maia, e mais quatro jogadoras da Seleção.

A comemoração de Lucia é uma tradição sueca que tem raízes pagãs e traços modernos. A tradição remete a Santa Lucia de Siracusa, uma mártir que morreu em 304, considerada patroa dos cegos pela Igreja Católica. Lucia é uma figura mística antiga com um papel duradouro como a portadora da luz nos escuros invernos suecos.

A noite de Lucia, no dia 13 de dezembro, era considerada a mais escura e longa do ano na sociedade camponesa sueca. A noite era perigosa porque seres sobrenaturais estavam soltos e os animais podiam falar. A primeira aparição registrada de uma Lucia vestida de branco na Suécia foi em 1764, no interior do país, e a tradição foi se espalhando para as cidades na década de 1800.

A tradição de procissões e cantos de mulheres vestidas de branco se modernizou no ano 1927 quando o jornal Svenska Dagbladet organizou o primeiro desfile público em Estocolmo. A comemoração se popularizou quando as escolas e associações locais começaram a promovê-lo, incluindo as meninas acompanhando a Lucia, os “meninos estrela”, duendes e crianças vestidos de biscoitinhos de gengibre.

As muitas músicas em homenagem a Lucia tem como tema a luz. A melodia para a música de Lucia é italiana, mas as letras em sueco foram escritas em 1920.

Site da Embaixada da Suécia: http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/

Fonte: Embaixada da Suécia
Fotos: Portal Guia BSB.net

Comentários no Facebook