Grávidas podem praticar atividades físicas de impacto, como a corrida?

Grávidas
Se correr não é seu forte, aposte nas caminhadas. Foto: ARochau/ Fotolia

A mãe deve tomar alguns cuidados na atividade física durante a gravidez

Uma dúvida recorrente em gestantes é sobre a prática de atividade física durante os nove meses de gravidez, principalmente a corrida. E os especialistas prontamente respondem que uma rotina equilibrada na gravidez não somente é saudável, como essencial para a mãe e o bebê ganharem saúde. Se você é assim normalmente, por que mudar durante a gestação?

“Praticar atividade física poderá ajudar a paciente no momento do parto e os enjoos também podem diminuir”, indica Aulus Sellmer, educador físico e consultor do Webrun.

Se correr não é seu forte, aposte na caminhada. Ela pode ser uma excelente forma de se manter bem, sem se esforçar muito e diminuir o impacto no corpo.

Mas, a atividade não deve ser constante por todos os nove meses. Nos primeiros três meses é indicado que a mulher não faça muito esforço, fique de repouso. “É a fase de implantação do óvulo na parede do endométrio para se desenvolver. Nesta fase, se o esforço for excessivo, o óvulo fecundado pode não implantar”, explica Alexandre Alves educador físico especialista em atividades para gestantes graduado pela YMCA de Londres, na Inglaterra.

Depois do primeiro trimestre, é importante avaliar as condições de cada paciente. Se a mãe já corria, ela pode continuar o treino, desde que não haja nenhum incômodo. É claro que, se a grávida for uma corredora de alta performance, o indicado é que ela diminua a intensidade e faça até 40 minutos seguidos de corrida ou treinos intervalados. “É um mito dizer que a mulher não pode praticar exercícios de impacto. Isso é possível, desde que com acompanhamento”, diz Alexandre.

Grávidas
As gestantes podem praticar atividade de impacto, desde que sob supervisão. Foto: Rafael Ben-Ari/ Fotolia

Fim da gestação

Ao final da gestação, a corrida vai depender de como a gravidez se desenvolveu. Grávidas como a top Alessandra Ambrósio ficam com uma barriga pequena, sem muito inchaço. Mulheres como ela podem continuar com a caminhada, o trote e quem sabe correr até começar a sentir desconforto próximo aos sete meses, porque o peso do útero sobre o assoalho pélvico não é tão grande. “Agora, para mulheres que tem uma barriga grande, a corrida pode ir até o sexto mês. Depois disso, é bom evitar a atividade para não sentir dor no útero e evitar a compressão do aparelho pélvico. Não existe fortalecimento para este problema”, explica Alexandre.

Depois da gravidez

Se você está se achando inchada, com o ombro torto e a pele da barriga flácida, não se desespere. Isso é normal. Justamente por conta do corpo estar desalinhado, é interessante a mãe não praticar atividade física logo em seguida ao nascimento do bebê. Até porque, ela terá outras prioridades neste momento.

“É importante a paciente passar por um reequilíbrio postural, fortalecimento do abdômen e do assoalho pélvico antes de voltar a correr. Isso evitará dores nas costas e incontinência urinária”, indica Alexandre. O processo leva pelo menos seis meses, finaliza o educador físico.

Fonte: Webrun

Comentários no Facebook