
O Governo do Japão oferece, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakushô), bolsa de estudo para o programa “TREINAMENTO DE PROFESSORES”.
Esta Bolsa é oferecida a professores e educadores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa.
O curso se destina a brasileiros que tenham pelo menos 5 de experiência,em abril de 2015,como professor do ensino fundamental e/ou médio,orientador pedagógico,assistente educacional ou diretor de escola,na área pública ou privada que exerça as funções citadas atualmente.
Um outro requisito exigido é ter o inglês avançado,que será necessário para a orientação acadêmica e redação de trabalhos e relatórios.
Benefícios mensais também serão oferecidos,como bolsa mensal de 143 ienes,moeda usada no Japão,aproximadamente R$3.140,00 em Jan/2015.

Dependendo da região que o candidato ficar, a bolsa oferecida poderá ter o valor mensal acrescido de 2.000 a 3.000 ienes incluindo Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
A Embaixada do Japão está com inscrições abertas até 06 de março, para os candidatos residentes no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins.
Candidatos residentes em outros estados deverão procurar o Consulado Geral de sua jurisdição.
Os interessados poderão agendar um horário com o orientador de bolsas, que atenderá na Embaixada do Japão, durante o período da inscrição para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e selecionar as universidades pretendidas. Agende antecipadamente através do telefone: (61)3442-4200.

As inscrições são gratuitas. Para maiores informações, acesse o site oficial da Embaixada do Japão, http://www.br.emb-japan.go.jp.
Abaixo trecho do regulamento:
BOLSA DE ESTUDOS MEXT do GOVERNO JAPONÊS
TREINAMENTO DE PROFESSORES 2015
Bolsa oferecida a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores,etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisas, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.
a)Duração: Outubro de 2015 a Março de 2017 (1 ano e 6 meses)
b)Requisitos:
– Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);
– Ter pelo menos 5 anos de experiência, em 01/Abril/2015, como professor do ensino fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada;
– Exercendo a função atualmente;
– Inglês avançado (necessário para a orientação acadêmica e a redação de trabalhos e relatórios);
– Ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério);
– Idade: nascidos em ou após 02/Abril/1980
– Ter boa saúde física e mental;
– Ter disposição para estudar a língua japonesa e freqüentar aulas nesse idioma;
– Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, após o retorno na profissão;
– O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Distrito Federal, Goiás ou Tocantins). Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.
Obs: É recomendável um conhecimento básico da língua japonesa antes da partida.
c)Benefícios: Bolsa mensal de 143.000 ienes (aprox. R$3.140,00 em Jan/2015). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.
Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.
d)Inscrição gratuita:
26 de Janeiro a 06 de Março de 2015
e)Avaliações:
Provas escritas: 10 de Março (terça-feira)
Entrevista: 11 de Março (quarta-feira)
f)Documentos necessários (1a.fase):
1. Formulário (disponível no site) devidamente preenchido com 1 foto 3×4 recente;
2. Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
3. Diploma (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
4. Currículo resumido (em inglês, destacando a experiência no ensino, até 3 páginas, tamanho A4, digitado)
5. Plano de pesquisa no Japão (em inglês, fonte Arial 12, mínimo de 2 páginas e máximo de 3 páginas, tamanho A4, digitado)
6. Comprovação de experiência (declaração, cópia de contra-cheque ou carteira de trabalho)
7. Declaração do emprego atual (original, em português)
OBSERVAÇÕES:
a)O histórico escolar e diploma deverão estar acompanhados de tradução em inglês ou japonês. Não é necessário apresentar tradução juramentada.
b)As traduções devem ser cópias fiéis dos originais (frente e verso), incluindo nomes, endereços, números de registro e observações.
c)Todos os documentos de inscrição devem ser digitados em tamanho A4 e entregues na ordem do item f) acima. O formulário de inscrição pode ser digitado ou manuscrito, desde que com letra de forma e legível.
d)Não grampear os documentos.
e)Preencher o formulário de inscrição, em português, digitado ou com caneta preta e entregar o formulário com a foto já colada. Colocar, sem falta, o CEP, o DDD e e-mail.
f)Para a inscrição, o candidato deverá verificar a área de estudo, o curso pretendido e a universidade no Japão, através do catálogo “Course Guide”, que estará disponível na Embaixada do Japão
g)Os cursos oferecidos são basicamente nas áreas de Administração Escolar (ex.: Administração e Finanças Escolares, Administração de Escolas), Métodos Educacionais (ex.: Processo do Ensino, Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional), Estudo de Matérias Específicas (ex.: Matemática, Física, Química, Educação Física) e Atividades Práticas (ex.: Inspeção das Aulas, Participação em Atividades Extra-Curriculares Especiais, Visita aos Centros de Pesquisas Educacionais e outros institutos).
h)Não receberemos documentação incompleta.
i)Os documentos entregues não serão devolvidos.
j)Após a entrevista, caso o candidato seja indicado, serão solicitados documentos adicionais.
Regulamento completo em inglês no site.
Fonte: Embaixada do Japão