Embaixada do Japão oferece bolsa de estudo para professores

Uma das Universidade de Tókyo , Tókyo Daigaku
Uma das Universidade de Tókyo , Tókyo Daigaku

O Governo do Japão oferece, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakushô), bolsa de estudo para o programa “TREINAMENTO DE PROFESSORES”.

Esta Bolsa é oferecida a professores e educadores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa.

O curso se destina a brasileiros que tenham pelo menos 5 de experiência,em abril de 2015,como professor do ensino fundamental e/ou médio,orientador pedagógico,assistente educacional ou diretor de escola,na área pública ou privada que exerça as funções citadas atualmente.

Um outro requisito exigido é ter o inglês avançado,que será necessário para a orientação acadêmica e redação de trabalhos e relatórios.

Benefícios mensais também serão oferecidos,como bolsa mensal de 143 ienes,moeda usada no Japão,aproximadamente R$3.140,00 em Jan/2015.

Um dos prédios da Kyoto Gaidai (Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto)
Um dos prédios da Kyoto Gaidai (Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto)

Dependendo da região que o candidato ficar, a bolsa oferecida poderá ter o valor mensal acrescido de 2.000 a 3.000 ienes incluindo Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.

A Embaixada do Japão está com inscrições abertas até 06 de março, para os candidatos residentes no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins.

Candidatos residentes em outros estados deverão procurar o Consulado Geral de sua jurisdição.

Os interessados poderão agendar um horário com o orientador de bolsas, que atenderá na Embaixada do Japão, durante o período da inscrição para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e selecionar as universidades pretendidas. Agende antecipadamente através do telefone: (61)3442-4200.

Universidade de Hokkaido está situada no centro da cidade de Sapporo, no Japão.
Universidade de Hokkaido está situada no centro da cidade de Sapporo, no Japão.

As inscrições são gratuitas. Para maiores informações, acesse o site oficial da Embaixada do Japão, http://www.br.emb-japan.go.jp.

Abaixo trecho do regulamento:

BOLSA DE ESTUDOS MEXT do GOVERNO JAPONÊS
TREINAMENTO DE PROFESSORES 2015

Bolsa oferecida a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores,etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisas, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

a)Duração: Outubro de 2015 a Março de 2017 (1 ano e 6 meses)
b)Requisitos:
– Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);
Ter pelo menos 5 anos de experiência, em 01/Abril/2015, como professor do ensino fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada;
– Exercendo a função atualmente;
– Inglês avançado (necessário para a orientação acadêmica e a redação de trabalhos e relatórios);
– Ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério);
– Idade: nascidos em ou após 02/Abril/1980
– Ter boa saúde física e mental;
– Ter disposição para estudar a língua japonesa e freqüentar aulas nesse idioma;
– Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, após o retorno na profissão;
– O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Distrito Federal, Goiás ou Tocantins). Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.
Obs: É recomendável um conhecimento básico da língua japonesa antes da partida.

c)Benefícios: Bolsa mensal de 143.000 ienes (aprox. R$3.140,00 em Jan/2015). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.
Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.

d)Inscrição gratuita:
26 de Janeiro a 06 de Março de 2015

e)Avaliações:
Provas escritas: 10 de Março (terça-feira)
Entrevista: 11 de Março (quarta-feira)

f)Documentos necessários (1a.fase):
1. Formulário (disponível no site) devidamente preenchido com 1 foto 3×4 recente;
2. Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
3. Diploma (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
4. Currículo resumido (em inglês, destacando a experiência no ensino, até 3 páginas, tamanho A4, digitado)
5. Plano de pesquisa no Japão (em inglês, fonte Arial 12, mínimo de 2 páginas e máximo de 3 páginas, tamanho A4, digitado)
6. Comprovação de experiência (declaração, cópia de contra-cheque ou carteira de trabalho)
7. Declaração do emprego atual (original, em português)

OBSERVAÇÕES:
a)O histórico escolar e diploma deverão estar acompanhados de tradução em inglês ou japonês. Não é necessário apresentar tradução juramentada.
b)As traduções devem ser cópias fiéis dos originais (frente e verso), incluindo nomes, endereços, números de registro e observações.
c)Todos os documentos de inscrição devem ser digitados em tamanho A4 e entregues na ordem do item f) acima. O formulário de inscrição pode ser digitado ou manuscrito, desde que com letra de forma e legível.
d)Não grampear os documentos.
e)Preencher o formulário de inscrição, em português, digitado ou com caneta preta e entregar o formulário com a foto já colada. Colocar, sem falta, o CEP, o DDD e e-mail.
f)Para a inscrição, o candidato deverá verificar a área de estudo, o curso pretendido e a universidade no Japão, através do catálogo “Course Guide”, que estará disponível na Embaixada do Japão
g)Os cursos oferecidos são basicamente nas áreas de Administração Escolar (ex.: Administração e Finanças Escolares, Administração de Escolas), Métodos Educacionais (ex.: Processo do Ensino, Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional), Estudo de Matérias Específicas (ex.: Matemática, Física, Química, Educação Física) e Atividades Práticas (ex.: Inspeção das Aulas, Participação em Atividades Extra-Curriculares Especiais, Visita aos Centros de Pesquisas Educacionais e outros institutos).
h)Não receberemos documentação incompleta.
i)Os documentos entregues não serão devolvidos.
j)Após a entrevista, caso o candidato seja indicado, serão solicitados documentos adicionais.

Regulamento completo em inglês no site.

Fonte: Embaixada do Japão

Comentários no Facebook