Sociedade Homem de Cro-mágnon
A mulher durante muitas décadas foi tratada e subjugada como sendo um ser inferior, é difícil de pensar nisso vivendo nos tempos de hoje, mas se darmos uma pequena olhada ao nosso redor podemos perceber que poucas coisas mudaram.
Eu também posso dizer que poucas mas importantes coisas, e não somente isso como o papel da mulher hoje na sociedade. Os homens de cro-mágnon caçavam e pescavam e tinham que manter as mulheres enquanto esta não podia fazer o mesmo porque tinha que carregar o filho nos braços até que este fosse capaz por si só.
Por Angelica Ferrer.
Essa pequena historia parece tola mas por de traz dela está toda a nossa historia.
O homem sempre foi o provedor e protetor de um grupo, ele deveria ser forte para proteger-se de grandes animais e alimentar essas pessoas que consistiam em mulheres e crianças.
O homem de cro-mágnon não tinha noção de sua participação no concebimento de filhos, ele simplesmente tomava conta porque esse saia de sua parceira e ela o mantinha. O que aconteceu depois de milhões de anos para cá foi de grandes descobertas para a mulher que a ajudou na sua emancipação de precisar ser protegida ou provida.
A primeira grande coisa foi a revolução sexual trazida junto com ela a pílula anticoncepcional, onde a mulher agora neste momento podia decidir se queria ter filhos ou não.
O entendimento do homem com relação a mulher de ser vista como uma posse vinha do medo de este criar filhos que não fosse seu, o aparecimento de propriedade trouxe isso. O homem tinha que se certificar que a companheira com quem está somente dorme com ele e os seus filhos seriam todos dele.
Mais uma vez a ciência demostra quem pode ser filho de quem, e com a descoberta do DNA, e com toda essa revolução a mulher foi ficando cada vez mais livre para pensar.
As mulheres começaram a trabalhar nas guerras por necessidade , mulheres começaram a fazer o papel dos homens quando estes já não estavam. Muitos fatores influenciaram a participação ativa das mulheres e isso varia de país para país.
Quando falamos de mulheres que trabalham e a importância disso devemos ser cautelosos ao pensar que nem todos os países possibilitam isso à elas, muitos países ainda agem e pensam como o homem de cro-mágnon.
O dinheiro e educação não somente faz as mulheres serem livres mas qualquer ser humano capaz de pensar sobre isso. A sociedade pede isso para as mulher por fatores históricos que milhares de anos vem sendo vista e tratada ate hoje como um ser inferior. Poucos países se dedicam a educar as próximas gerações com relação a isso.
A mulher não somente precisa ser empreendedora como educada de forma a pensar sobre qual foi o seu papel durante passados milhares de anos e qual o papel à desempenhar hoje, devemos exigir o direito de que todas as mulheres merecem “respeito” independente da roupa ,cor ou pensamento , ela deve ser respeita pelo simples fato de ser mulher e ser humano.
A independência da mulher é um fator que depende muito mais da edução do que ter dinheiro. Esta claro que trabalhar e ter o seu próprio dinheiro faz qualquer pessoa ser livre.