Kuwait celebra sua Data Nacional

S.E.Sr. Embaixador Estado do Kuwait, Ayadah Mbrad Alsaidi, Ministro da Defesa Aldo Rebelo
S.E.Sr. Embaixador Estado do Kuwait, Ayadah Mbrad Alsaidi, Ministro da Defesa Aldo Rebelo

O Embaixador do Kuwait, Ayadah Mubrad Alsaidi, comemorou, na última quarta-feira (17/02), a 15ª data da independência do Estado do Kuwait e o 25º aniversário da libertação.

A celebração foi com um belo jantar no Hípica Hall e contou com a presença de amigos, embaixadores, como também de autoridades como o ministro Aldo Rebelo. Ayadah Alsaidi, em seu discurso, disse estar orgulhoso da democracia e do respeito aos direitos humanos existentes no Kuwait.

Ayadah Alsaidi lembrou a visita do primeiro-ministro Sheikh Nasser Al Mohammed Al Ahmad Al Sabah ao Brasil, em 2010, liderando uma delegação governamental de alto nível, resultando na assinatura de acordos bilaterais em diversas áreas entre os dois países.

Clênia, filha, Carlos Viera Jr, Chefe do Cerimonial da CLDF
Clênia, filha, Carlos Viera Jr, Chefe do Cerimonial da CLDF

As oportunidades existentes para o desenvolvimento do comércio e do investimento entre os dois países, na opinião de Ayadah Alsaidi, são inúmeras e a troca de visitas de alto nível entre os dois países, “representa uma forma prática e bem sucedida para a consolidação das relações nas diferentes áreas”.

Aldo Rebelo, ministro da Defesa, disse, em seu pronunciamento, que o Brasil possui uma grande comunidade de origem árabe, a qual tem dado relevante contribuição ao país.

“Desejo nessa data que o Kuwait ganhe alicerces profundos e duradouros para o maior desenvolvimento do país com quem queremos sempre ter uma relação fraterna”, afirmou. O Kuwait mantém relações diplomáticas com Brasil desde 1968.

Data Nacional da Embaixada do Kuwait
Data Nacional da Embaixada do Kuwait

História

O Kuwait, oficialmente Estado do Kuwait, é um emirado árabe soberano situado no nordeste da península Arábica na Ásia Ocidental. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao norte com o Iraque. Encontra-se na costa noroeste do Golfo Pérsico. O nome Kuwait é derivado do árabe “akwat”, o plural de “Kout”, que significa “fortaleza construída perto da água”.

Historicamente, a região era conhecida como Caracena, um grande porto parta para o comércio entre a Índia e a Mesopotâmia. Os membros da tribo Bani Utbah foram os primeiros colonos árabes permanentes na região e estabeleceram as bases modernas do emirado.

No século XIX, o Kuwait estava sob a influência do Império Otomano e depois da Primeira Guerra Mundial, ele emergiu como um mercado independente sob a proteção do Império Britânico. Grandes campos de petróleo no país foram descobertos na década de 1930.

Após o Kuwait ter conquistado a independência do Reino Unido, em 25 de fevereiro em 1961, a indústria de petróleo do país registrou um crescimento econômico sem precedentes. Em 1990, o Kuwait foi invadido e anexado pelo vizinho Iraque. Os sete meses de ocupação iraquiana chegaram ao fim depois de uma intervenção militar direta por parte das forças lideradas pelos Estados Unidos.

O Kuwait é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar de governo tendo a Cidade do Kuwait como capital política e econômica do país. O Kuwait tem a quinta maior reserva de petróleo do mundo e os derivados de petróleo representam agora cerca de 95% das receitas de exportação e 80% da renda do governo do país.

O Kuwait tem o décimo primeiro maior PIB per capita do planeta e o maior índice de desenvolvimento humano (IDH) do mundo árabe. O Kuwait é classificado como uma economia de alta renda pelo Banco Mundial e é designado como um grande aliado não membro da OTAN dos Estados Unidos.

Texto: Liz Elaine Lôbo
Fotos: Carla Jana e Alisson Carvalho
Assessoria de Comunicação: Luzia Câmara

Comentários no Facebook