Exposição Brasil encontra a Tunísia na CLDF

S.E. Sr. Embaixador da Tunísia , Sabri Bachtobji, Sra. Embaixatriz da Tunísia, Sônia Bachtobji, Presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputada Celina Leão, Nedilson R. Jorge, Embaixador Diretor do Departamento da África
S.E. Sr. Embaixador da Tunísia, Sabri Bachtobji, Sra. Embaixatriz da Tunísia, Sônia Bachtobji, Presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputada Celina Leão, Nedilson R. Jorge, Embaixador Diretor do Departamento da África

Exposição fotográfica e de artes “Brasil encontra a Tunísia” conta a história milenar tunisiana. A mostra ficará aberta à visitação até o próximo dia 31 de março na CLDF

A presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputada Celina Leão (PDT) e o embaixador Sabri Bachtobji inauguraram, no dia 17/03, no Foyer da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a exposição “Brasil encontra a Tunísia”.

Por meio de fotos, artesanatos e quadros de artistas ilustres como o pintor tunisino-brasileiro Bem Marzouk, os visitantes poderão conhecer esse belo país.

A Tunísia é a nação mais rica do mundo em coleções de mosaicos. A exposição faz parte das comemorações da data nacional tunisiana, celebrada em 20 de março.

A Tunísia fica ao norte da África, bem no coração do Mar Mediterrâneo, o qual era chamado pelos romanos de Mare Nostrum e ela deu o nome país ao continente africano. Chamava-se antigamente ifrigiya.

Sra Sônia Bachtobji, Sra. Samira Ayad Khalifa Elmaskhut, S.E Sr. Khaled Zayed Ramadan Dahan, Sabri Bachtobji
Sra Sônia Bachtobji, Sra. Samira Ayad Khalifa Elmaskhut, S.E Sr. Khaled Zayed Ramadan Dahan, Sabri Bachtobji

Naquele país viveram várias civilizações como a fenício-púnica, a romana, a paleocristã e a árabe. Esse contato com diferentes culturas fez com que o povo tunisiano seja hoje conhecido pela sua tolerância e hospitalidade.

O Museu do Bardo tem um destaque especial na exposição. Nele estão peças do patrimônio da Tunísia de grande valor histórico e beleza artística.

A coleção de mosaicos do acervo desse museu é a mais importante do mundo. Esse símbolo da história arqueologia tunisiana foi atacado, há um ano, por terroristas considerados inimigos das civilizações.

Exposição Brasil encontra a Tunísia
Exposição Brasil encontra a Tunísia

“Nossa resposta é que o Museu do Bardo, devido ao símbolo que representa, continue sua missão de disseminar o conhecimento; mais ainda, ele viajará pelo mundo chegando primeiro à Brasília por meio dessa mostra”, explica o embaixador Sabri Bachtobji.

Na exposição “Brasil encontra Tunísia” haverá também peças de artesanato tunisiano e obras de pinturas e aquarelas de artistas como o pintor tuniso-brasileiro Bem Marzouk e outros como Mokhtar Hnen, Sonia Drij e Jacques Marmey que imortalizaram as paisagens da Tunísia.

Os visitantes da mostra, por meio dos quadros, poderão conhecer locais como a Medina de Túnis e o vilarejo de Sidi Bou Said, classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A mostra ficará aberta à visitação até o próximo dia 31 de março.

Jornalista: Liz Elaine lobo
Assessoria: Luzia Câmara
Fotos: Alisson Carvalho

Comentários no Facebook