Orquestra apresenta obras de Ravel, Beethoven e Jelena Dabic no DF

Orquestra Petrobras Sinfônica em apresentação no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro (Foto: Fábio Rossi/Divulgação)
Orquestra Petrobras Sinfônica em apresentação no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro (Foto: Fábio Rossi/Divulgação)

Show é gratuito e ocorre em auditório do Centro de Convenções. Espaço tem capacidade para 800 pessoas; atividade começa às 20h.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro encerra as apresentações do mês de março nesta terça-feira (31) com obras de Maurice Ravel, Ludwig Van Beethoven e uma peça da sérvia Jelena Dabic. O show é gratuito e ocorre às 20h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O auditório tem capacidade para 800 pessoas.

“É importante prestigiar compositoras mulheres. Elas raramente aparecem nos programas de concertos”, disse o maestro Cláudio Cohen.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o concerto será aberto pela obra Le Tombeau du Couperin, composta por Ravel durante a Primeira Guerra Mundial. O francês, que atuou como auxiliar de socorros e motorista do Exército, expressa na obra a relação dele com o combate.

De Beethoven, a orquestra apresentará a Segunda Sinfonia em Ré Maior, Op. 36. O compositor trabalhou na obra por anos a fio e conseguiu concluí-la quando já estava envolvido com a construção melódica da Terceira Sinfonia. Nessa fase, ele recebeu o diagnóstico de que o processo de surdez que enfrentava era irreversível, e ficou profundamente deprimido.

Jelena Dabic será abordada com a composição Beetaphase. Segundo a secretaria, o ponto de partida da artista para a criação foram fragmentos retirados do Quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven.

Fonte: G1.com

Comentários no Facebook