
A Associação de Magistrados do Brasil anunciou, no último dia 11/05, os vencedores do X Prêmio AMB de Jornalismo.
Foram distribuídos R$ 115 mil entre os vencedores de Mídia Impressa, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotografia, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa e Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos.
Ao todo, foram 127 concorrentes à premiação, que tem como objetivo homenagear os trabalhos jornalísticos que tenham contribuído para a importância do Judiciário e da magistratura como fator de promoção da segurança jurídica e da paz social.
A cerimônia de premiação aconteceu no espaço Villa Rizza e contou com a presença de magistrados, autoridades e jornalistas de todo o Brasil. A animação ficou por conta da banda Judges, formada por juízes gaúchos.

O presidente da AMB, João Ricardo Costa, destacou a importância do trabalho do Judiciário e da imprensa para a democracia do país.
“É um direito de o cidadão ter direito à informação de um órgão independente e blindado de qualquer pressão externa. Esse prêmio tem a concepção de juntar dois segmentos importantes para a sociedade brasileira e para a democracia, que é o Judiciário e a imprensa”, afirma. A seu ver “é nesses momentos de crises que instituições republicanas, como a imprensa, se tornam ainda mais importantes.”
O jornalista Bruno Feitosa, vencedor na categoria radiojornalismo com a reportagem “Órfãos da Justiça”, comemorou o segundo prêmio da carreira.
Para realizar as três séries da matéria, Bruno visitou presídios e conversou com presos “esquecidos” pela Justiça.
“Foram muitos os casos de pessoas que não deveriam estar na cadeia seja por já haverem cumprido a sentença ou por não haver provas da contra elas”, relata o jornalista que passou seis horas trancados com os presos no presido da Papuda, em Brasília.
Bruno fez um raio x da situação de alguns presídios brasileiros e percebeu, segundo ele, a falta de estrutura, as falhas processuais, a sobrecarga de processos, apesar da “boa vontade” de advogados e juízes.

Veja os vencedores em cada categoria:
Grande Prêmio AMB de Jornalismo – Direitos Humanos – Vinicius Sassine – O Globo – Retratos da vida insana no cárcere
Telejornalismo – Clarissa Cavalcanti, César Menezes e equipe – TV Globo – Série Impunidade
Radiojornalismo – Bruno Feitosa e equipe – Band News – Os órfãos da Justiça
Mídia Impressa – Bruna Maestri e equipe – Gazeta do Povo – Crime sem castigo
Webjornalismo – Marília Banholzer e Mariana Dantas – NE10 Portal – Por trás do muro
Fotografia – Domingos Peixoto – O Globo – Crime à liberdade de imprensa
Assessoria de Imprensa – Marcia Amy e Camilla Cahet – Almagis – Ações da Justiça regularizam documentos de idosos
Fotos: Nathalie Maia
Texto: Liz Elaine Lôbo