Agnelo e Dilma inauguram 1ª fase do Expresso DF Sul

expresso_df
Foto: Encarroçadora Mascarello

Sistema está em fase de testes desde abril, sem cobrança de tarifas. Modelo de transportes vai ligar Santa Maria e Gama à Rodoviária do Plano.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou nesta sexta-feira (13) a primeira etapa do BRT Expresso Sul, que liga Santa Maria e o Gama à Rodoviária do Plano Piloto. A inauguração foi feita com a presença da presidente Dilma Rousseff. O meio de transporte começa a funcionar em tempo integral a partir do próximo dia 22, sem cobrança de tarifa, e a partir do dia 29, com cobrança. A passagem vai custar R$ 3. O sistema está em fase de testes desde abril.

A primeira fase do novo sistema de transporte, também chamado de Expresso DF Sul, recebeu investimento de R$ 562 milhões. O Eixo Sul tem 43,8 quilômetros de extensão e, quando estiver em operação, deve fazer o trajeto em 40 minutos – atualmente, o percurso entre a região de Santa Maria e o Plano Piloto é feito em até uma hora e meia.

Os novos ônibus articulados vão transitar 24 horas por dia em uma faixa exclusiva. Cada veículo pode transportar até 130 pessoas. A primeira etapa do sistema conta com 10 estações, 10 passarelas e 22 viadutos e pode transporte em apenas uma viagem 130 pessoas.

Segundo o governador Agnelo Queiroz, o novo modelo de transporte vai estimular a valorização imobiliária de Santa Maria e criar mais empregos na região administrativa.

A presidente Dilma Rousseff disse que o BRT Sul representa a qualidade que o transporte público precisar ter. Acompanhada do governador, ela fez um percurso de cerca de 10 quilômetros e elogiou o sistema. “Um metrô sobre rodas,” afirmou.

Novo sistema

Os ônibus do Expresso DF têm portas de acesso nos dois lados. Com isso, passageiros poderão embarcar do lado esquerdo no corredor do BRT e desembarcar do lado direito no Plano Piloto.

O intervalo médio em cada estação deverá ser de oito minutos no período de testes. Após essa fase, esse tempo será de quatro minutos, segundo a Secretaria de Transportes.

As obras do Expresso DF Sul deveriam ter sido concluídas no ano passado, a tempo de os passageiros utilizarem o modelo de transporte durante a Copa das Confederações, mas a entrega foi prorrogada duas vezes.

Fonte: G1.com.br

Comentários no Facebook