TCU apresenta a exposição LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO

Peça similar a traje de mergulho produzida a partir de projeto de Leonardo da Vinci (Foto: Lucas Nanini/G1)
Peça similar a traje de mergulho produzida a partir de projeto de Leonardo da Vinci (Foto: Lucas Nanini/G1)

Exposição apresenta 40 objetos que mostram a genialidade do grande artista e inventor. Modelos foram criados a partir dos esboços deixados por Leonardo da Vinci, há mais de 500 anos

Para alguns, ele teria sido o maior gênio que a raça humana já produziu. Pintor, escultor, cientista, matemático, engenheiro, anatomista, arquiteto, botânico, poeta, músico e, sobretudo, inventor. Difícil encontrar uma área que não tenha sido estudada pelo italiano Leonardo da Vinci (1452-1519).

Agora, a faceta do engenheiro, pensador e inventor poderá ser conferida na exposição LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO, que o TCU apresenta de 22 de julho a 27 de setembro. Na mostra será possível vislumbrar o quanto Da Vinci esteve à frente de seu tempo.

Obras projetadas por Leonardo da Vinci e produzidas por engenheiros e pesquisadores (Foto: Lucas Nanini/G1)
Obras projetadas por Leonardo da Vinci e produzidas por engenheiros e pesquisadores (Foto: Lucas Nanini/G1)

Leonardo da Vinci é autor de algumas das imagens mais icônicas da história da humanidade. São dele as pinturas mais celebradas do mundo – a Mona Lisa (1517), que há mais de cinco séculos intriga o espectador com seu sorriso enigmático, e A Última Ceia (1495-1498), que engendrou no imaginário mundial a cena de como teria sido a última refeição compartilhada entre Jesus e seus apóstolos.

Mas o que o espectador vai poder conhecer na exposição LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO é o trabalho visionário do grande artista-engenheiro do século XV.

A EXPOSIÇÃO

LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO apresenta um conjunto fascinante de projetos, desenhos e maquetes que fazem parte do acervo do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (MUST), situado em Milão, na Itália.

A mostra chegou ao Brasil trazida por SESI-SP, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e Universcience e vem a Brasília por meio de uma parceria da FIESP e do TCU. Antes de São Paulo e Brasília, passou por Paris e Munique.

Telas com informações sobre Leonardo da Vinci acionadas a manivela em exposição sobre o inventor no TCU de Brasília (Foto: Lucas Nanini/G1)
Telas com informações sobre Leonardo da Vinci acionadas a manivela em exposição sobre o inventor no TCU de Brasília (Foto: Lucas Nanini/G1)

Dividida em sete módulos temáticos, a mostra aborda campos de estudo e trabalho: Introdução; Transformar o movimento; Preparar a guerra; Desenhar a partir de organismos vivos; Imaginar o voo; Aprimorar a manufatura; e Unificar o saber, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.

A exposição apresenta mais de 40 peças produzidas em 1952 e dez instalações interativas construídas por pesquisadores e engenheiros da Universcience (organização francesa criada a partir da fusão da Cidade da Ciência e da Indústria e do Palácio da Descoberta de Paris).

Elas convidam o público a se integrar ao universo de Da Vinci – o espectador poderá, por exemplo, ver sua imagem projetada dentro de um desenho de Leonardo, na obra Journey into a drawing. Ainda que cópias, as obras revelam um pouco mais da figura precursora de Da Vinci e de seus inventos.

Será possível ver, por exemplo, o equipamento projetado pelo inventor para permitir a respiração debaixo d’água (um antepassado do traje de mergulho atual), reproduções de máquinas voadoras (Da Vinci foi um precursor da aviação, criando peças a partir do estudo da anatomia dos pássaros), veículo semelhante a um tanque de guerra, estudos sobre submarinos, anatomia humana, projetos de cenografia e muito, muito mais.

Peça da exposição "Leonardo da Vinci: A natureza da invenção", com painel reproduzindo a imagem da Mona Lisa; mostra é atração no TCU em Brasília (Foto: Lucas Nanini/G1)
Peça da exposição “Leonardo da Vinci: A natureza da invenção”, com painel reproduzindo a imagem da Mona Lisa; mostra é atração no TCU em Brasília (Foto: Lucas Nanini/G1)

A mostra foi recordista de público da Galeria de Arte do SESI-SP, criada há 17 anos, na qual esteve antes de chegar a Brasília. Em dois meses e meio, LEONARDO DA VINCI: A NATUREZA DA INVENÇÃO atraiu quase 105 mil pessoas, com uma média de 1.400 visitantes por dia. De Brasília, a exposição segue para Londres.

A maior parte das invenções de Da Vinci nunca saiu do papel. Outras, foram essenciais para o trabalho de seu tempo, como a grua com 4,5 metros de altura e 500kg, projetada por Leonardo para a construção da cúpula da Catedral Santa Maria del Fiori (Florença/Itália). Somente com esta grua é que a imponente esfera de cobre, a mais de cem metros de altura, pôde ser construída.

Entre os destaques estão obras que representam todas as vertentes do legado davinciano: estudos sobre automóvel, avião, submarino, bicicleta, paraquedas, mecanismos do relógio, entre outros.

SERVIÇO:

Leonardo Da Vinci: A Natureza da Invenção

Data: de 22 de julho a 27 de setembro de 2015
Local: Tribunal de Contas da União (Edifício-Sede do Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 01 – Brasília/DF))
Visitação: de quarta a segunda-feira, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: Livre
Agendamento programa educativo: (61) 3316-5381

Fonte: TCU
Fotos: G1.com

Comentários no Facebook