Videoprojeções interativas de 14 artistas brasileiros compõem a mostra. Exposição homenageia Eder Santos, artista pioneiro da videoarte no Brasil.
Caixa Cultural de Brasília recebe até o dia 8 de novembro a exposição “Reconvexo itinerante”. São videoprojeções interativas, que mesclam artes e imagens de artistas brasileiros.
A exposição conta com trabalhos de 14 artistas. A mostra homenageia o artista pioneiro da videoarte no Brasil, Eder Santos, e reúne dez obras, algumas delas interativas.
Reconhecido mundialmente por desenvolver projetos que mesclam artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias, Santos apresenta, na “Reconvexo itinerante” as instalações “Call waiting” e “Low pressure”.
Os outros trabalhos são de André Amparo, Juliana Teodoro e Alexandre Venera, do Coletivo OpiópticA, Tracy Collins, Eneida Sanches, Isolda Libório, Márcio H. Mota, Darli Nuza e do Laboratório de Artes Digitais, da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
As obras mesclam beleza, ecologia, música, dúvidas e questionamentos existências com tecnologia, projeções e música.
A primeira edição da exposição foi realizada em 2013, na Bahia. O projeto itinerante foi idealizado por meio de pesquisas e projetos do artista Fernando Rabelo, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O nome “Reconvexo” surgiu de uma relação poética entre a região do Recôncavo da Bahia e as lentes convexas dos vídeo-projetores.
Serviço:
Exposição Reconvexo Itinerante: Vídeo-projeções Mapeadas e Interativas
Local: Caixa Cultural de Brasília, Galerias Piccola I e II
Visitação: até 8 de novembro.
Hora: das 9h às 21h, de terça-feira a domingo.
Entrada: gratuita
Informações: (61) 3206-8708
Site: http://www.caixacultural.com.br/SitePages/evento-detalhe.aspx?uid=1&eid=536