Aloyzio Campos morreu aos 80 anos vítima de insuficiência respiratória, diz diretoria. Ele era casado com Elsita Campos, com quem tinha três filhos.
A diretoria da Rede Sarah informou que o médico Aloysio Campos da Paz Júnior, fundador da instituição, morreu em Brasília na tarde deste domingo (25). Aloysio Campos tinha 80 anos e estava na direção do hospital desde 1960.
Segundo a diretoria, da Paz Júnior morreu às 14h30, no Sarah Centro, vítima de insuficiência respiratória. Ele se sentiu mal e estava internado. A diretoria não soube informar desde quando ele estava internado.
O velório será nesta segunda-feira (26) em Brasília, mas até às 17h30 deste domingo a família não havia definido o horário.
Ele era casado com a bibliotecária Elsita Campos, com quem tinha três filhos. Ele deixa também quatro netos na capital federal. A atual presidente da Rede Sarah é a doutora Lúcia Willadino Braga.
Nota de pesar
A presidente Dilma Roussef divulgou nota de pesar após a divulgação da morte de da Paz Júnior. Ela afirmou que a filosofia do médico era trabalhar para que cada paciente fosse tratado com base no seu potencial e não nas suas dificuldades.
“Foi com esta fé na potencialidade de cada paciente que ele e sua equipe ajudaram a melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros”, disse em nota. “O Brasil e a medicina são devedores da sua dedicação e determinação. Nesta hora de dor, meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas de trabalho e pacientes.”
Perfil
Aloysio Campos da Paz Júnior nasceu no Rio de Janeiro em 1934. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1960. Recém formado, ele integrou a primeira equipe médica do Hospital Distrital de Brasília em 1960, implantando a Unidade de Traumato-Ortopedia.
Em 1961, assumiu a Direção do então Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. Realizou Pós-Graduação em Ortopedia e Reabilitação na Oxford University – Inglaterra em 1963/1964 e Doutorado em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de Minas Gerais em 1966.
Em 1975, criou o “Plano para desenvolvimento de um programa regional de ortopedia e reabilitação” que originou o Instituto Nacional de Medicina do Aparelho Locomotor – SARAH. Coordenou também o Comitê de Saúde da Assembléia pré-Contituinte Comissão Affonso Arinos.
Em 1982, iniciou a expansão do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek com a fundação de uma nova unidade hospitalar em Brasília. Participou também dos projetos de implantação das unidades SARAH em São Luís/MA, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Macapá, Belém e Rio de Janeiro.
Fonte: G1