Canelite: Problema comum entre corredores

Canelite: Problema comum entre corredores
Canelite: Problema comum entre corredores

Veja o que é importante saber sobre a canelite e como evitar

Antes de mais nada: você sabe o que é canelite?

O problema é uma inflamação do periósteo – camada de tecido conjuntivo que envolve toda a superfície externa dos ossos, no caso a tíbia – que pode atingir também músculos e tendões da região. “As causas mais comuns para os corredores estão diariamente ligadas ao excesso de impacto nos treinamentos”, adverte Vinicius Nunes, treinador de corrida da LOBO Assessoria Esportiva e Personal Trainer.

Seus sintomas mais comuns, de acordo com o especialista, são dor na tíbia (na parte inferior da perna), dor para correr, inchaço e sensibilidade excessiva. “É sempre importante, ao ter algum desses indícios, procurar um médico especializado e medicamentos adequados, que podem ser desde a fisioterapia, crioterapia (compressas com gelo) até palmilhas ortopédicas e acupuntura”, orienta Nunes.

canelite_01

Como evitar

Alguns cuidados são importantes para o problema ser evitado. Fazer constantemente educativos de corrida e sempre fortalecer a musculatura são um dos exemplos. “Além destes, se manter no peso ideal, realizar pequenos incrementos de volume nos treinos, não treinar por vários dias seguidos e utilizar um calçado específico para uma modalidade, procurando, também, variar o terreno de treino intercalando asfalto, grama, concreto, terra, brita e esteira, são algumas recomendações que devem ser aplicadas”, diz o especialista.

Vinicius Nunes ainda lista algumas causas ligadas diretamente ao excesso de impacto nos treinamentos:

  • Mecânica inadequada, onde o atleta gera muito impacto, comum em iniciantes;
  • Atletas com sobrepeso, já que o impacto está diretamente ligado ao peso corporal;
  • Atletas com pouco tônus muscular nos membros inferiores;
  • Aumento brusco no volume dos treinos;
  • Excesso de treinamento. Realizar treinos em dias seguidos sem descansar e se recuperar por completo;
  • Correr somente no concreto e no asfalto;
  • Calçado inadequado.

Fonte: Sua Corrida

Comentários no Facebook