Samdu e Comercial em Taguatinga terão mão única a partir de julho

Avenida Comercial em Taguatinga, no Distrito Federal (Foto: Toninho Tavares/GDF/Divulgação)
Avenida Comercial em Taguatinga (Foto: Toninho Tavares/GDF/Divulgação)

Vias são paralelas e terão fluxo oposto; Detran faz cronograma de ações. Asfalto começou a ser refeito em madrugadas e fins de semana, diz GDF.

O governo do Distrito Federal começou a realizar obras de infraestrutura para alterar o sentido das avenidas Comercial e Samdu, em Taguatinga, até o fim de julho. Segundo o planejamento do GDF, as vias paralelas terão sentido único e fluxo oposto, em uma tentativa de desafogar o trânsito da região.

Hoje, as duas avenidas funcionam em mão dupla. A ideia é que a avenida Comercial siga apenas de Taguatinga Sul para o Taguacenter, enquanto a Samdu faz o trajeto contrário. Segundo o vice-governador do DF, Renato Santana, as mudanças são uma demanda de “80% dos moradores da região”.

taguatinga_02

A Novacap começou a revitalizar o asfalto das duas avenidas nesta semana. A cobertura asfáltica da Comercial foi refeita em 2014, mas já precisa de reparos. Segundo o GDF, os funcionários trabalhando durante a madrugada e nos fins de semana para não prejudicar o trânsito normal da região.

Cerca de 68 mil veículos passam pelas duas avenidas diariamente, segundo cálculos do GDF. A alteração no trânsito prepara a região para mudanças como a implementação do corredor do Eixo-Oeste, prometido pelo governo para ligar Ceilândia ao Plano Piloto. “Não queremos deixar para discutir a inversão às vésperas do início das obras”, diz Santana.

Mudanças em série

Segundo nota divulgada neste sábado (20), uma comissão do GDF ainda estuda o cronograma de ações para a conclusão das rotas. O diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, diz que é preciso definir novo planejamento para semáforos, passagens de pedestre e sinalização de pista para as avenidas.

As alterações também vão exigir mudanças nas linhas de ônibus, a cargo do DFTrans, e revitalização dos caminhos feitos pelos pedestres na região. Esta deve ficar a cargo da Novacap, que também não tem planejamento fechado.

Fonte: G1.com

Comentários no Facebook