SENAC promove evento de gastronomia sobre a culinária potiguar

Prato típico do Rio Grande do Norte, o Feijão verde foi apresentado na Aula show da Escola de Gastronomia do SENAC na última quinta feira (18). Crédito foto: SENAC
Prato típico do Rio Grande do Norte, o Feijão verde foi apresentado na Aula show da Escola de Gastronomia do SENAC na última quinta feira (18). Crédito foto: SENAC

Evento fez parte da Semana da Gastronomia Regional do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) e promove os sabores típicos do país.

Você conhece feijão verde? Muitos o conhecem sob outro nome: Feijão de Corda. Mas não é sob esse nome o feijão verde que o potiguar conhece. É o que mostrou um evento de gastronomia realizado na Escola do Serviço Nacional do Comércio (SENAC) na noite da última quinta feira (18/06), como parte da Semana da Gastronomia Regional, evento promovido pelo SENAC no país para que os brasilienses desfrutem das iguarias de outros estados brasileiros.

Depois de Alagoas, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e Paraná, na última quinta (18/06) foi a vez do Rio Grande do Norte apresentar um prato típico da região: a Feijoada Verde. E o Mundo Acadêmico foi lá conferir.

A Feijoada Verde é o resultado do Feijão Verde que, de acordo com o chefe de gastronomia da Diretoria Regional (DR) do SENAC do Rio Grande do Norte, Rodrigo Santana, não pode ser confundido com o Feijão de corda, visto em algumas cidades Nordestinas como a Bahia e o Maranhão: “O que diferencia esse tipo de feijão do feijão de corda é que o feijão verde tem a tonalidade toda verde e não desbota ao cozinhar, enquanto o feijão de corda desbota facilmente ao se misturar com outros ingredientes da feijoada”, afirma o chefe.

Complemento da terra

A mistura de arroz branco com feijão preto no Brasil já é comum, e esse é outro motivo que faz com que outra iguaria do Rio Grande do Norte seja incrementado a mistura: o arroz da terra, que tem tons mais escuros que o arroz branco ou o integral, já que é típico da região e é uma representatividade em cidades do interior do estado.

De acordo com Rodrigo, há diversos tipos de feijoada, mas o que caracteriza cada uma nas regiões brasileiras é o sabor típico da região: “A comida é o resultado do espírito. Já fiz feijoadas, por exemplo, em que precisei colocar sal e outras que precisei dessalgar (tirar o excesso de sal da feijoada) (sic)”.

Ainda segundo o mestre de culinária, outro elemento, o porco, também é fundamental nesse tipo de feijoada, mas que não é um elemento obrigatório em todo prato desse tipo: “tem pessoas que colocam e tem outras que não colocam porco na feijoada, vai de cada um” ressalta.

O Mundo acadêmico provou a feijoada verde e ressalta que o que muda em relação a feijoada tradicional é que ela leva, além dos ingredientes clássicos como linguiça calabresa e porco, leva também cachaça, o que a torna mais leve. E você? que tal provar a feijoada verde do Rio Grande do Norte?

Aula-show do curso de Gastronomia do SENAC Brasília. Crédito foto: SENAC
Aula-show do curso de Gastronomia do SENAC Brasília. Crédito foto: SENAC

Veja os ingredientes:

Feijoada de Feijão Verde (10 pessoas)

  • 2 kg de Feijão verde
  • 150 g de linguiça toscana
  • 150 g de paio
  • 150 g de linguiça calabresa
  • 200g de bacon
  • 200 carne de charque
  • 400 g de costelinha suína salgada
  • 300g de carne de sol
  • 400 g de ervilhas secas
  • 1 maço de coentro
  • 1 maço de cebolinha
  • 150 g de cebola roxa
  • 50 ml de manteiga da terra

Preparo:

Cozinhe o feijão com sal e bastante água, escorra e reserve o caldo. No caldo do cozimento do feijão cozinhe as carne de charque (parcialmente dessalgada) , a carne de sol, as linguiças e o bacon, depois de cozidas as carnes e as linguiças devolva o feijão verde já cozido, tempere com a cebola roxa a manteiga o coentro e a cebolinha e deixe ferver por 20 min.

Separadamente cozinhe a ervilha até ficar macia, faça um purê e acrescente a feijoada para espessar. Sirva a feijoada com arroz branco e farofa de banana.

O Senac é referência em cursos do segmento de gastronomia. A Instituição conta com mais de 570 unidades escolares por todo o Brasil e uma estrutura formada por diversas empresas pedagógicas. No Senac RN há, aproximadamente, 100 cursos no portfólio voltados para qualificação na área de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Para saber mais sobre a Feijoada Verde, visite o Site do SENAC Rio Grande do Norte em http://www.rn.senac.br/inicial.php.

Em Brasília, a instituição oferece cursos de várias áreas e segmentos como gestão e negócios, gastronomia, turismo e lazer, entre outros. Para saber mais sobre os cursos do SENAC Brasília, visite o site do SENAC Brasília http://www.senacdf.com.br.

Serviço:

Ouvidoria SENAC Brasília

Endereço da Ouvidoria: SIA Trecho 3/4 lotes 625/695, Ed. Sia Centro Empresarial, Bloco C Cobertura – SIA
Horário de atendimento: 08 h às 12 h e 13h30 às 17h30;
Por telefone: (61) 3313-8747;
Por e-mail: ouvidoria@senacdf.com.br;
Site: http://www.senacdf.com.br

Texto: Ivan Carlos

Blog: https://mundoacademicoonline.wordpress.com

Comentários no Facebook