
Água quente, uso inadequado do secador e acessórios que abafam o couro cabeludo devem ser evitados.
Na temporada mais fria do ano, os cuidados com o cabelo devem ser redobrados.
Muita gente não abre mão do banho quente no inverno, mas a alta temperatura da água retira o óleo do couro cabeludo, que tem como função principal proteger e lubrificar os fios.
Sendo assim, o banho quente resulta em cabelos ressecados, quebradiços e com pontas duplas. Uma solução para evitar esse aspecto é hidratá-los semanalmente.
“Utilizar shampoo e condicionador adequados ao tipo de cabelo e manter as hidratações periodicamente é primordial para manter a saúde do cabelo durante o inverno”, afirma o cabeleireiro Ricardo Maia.
O secador é um aliado das mulheres no tempo frio, mas ele também pode ser um inimigo se não for utilizado de maneira correta. Segundo Ricardo Maia, uma dica para o ar quente não danificar os fios é aplicar um protetor térmico antes da utilização do secador.
Finalizar com um reparador de pontas também é importante para manter os fios alinhados e para o efeito da secagem ou escova durar mais tempo.
Os fios arrepiados, mais conhecidos como frizz, insistem em aparecer durante o inverno. Agentes externos, como o vento e o frio, fazem com que os fios quebrem facilmente. O ideal é nunca sair com os cabelos molhados.
“A água que fica nos fios se solidifica e facilita a quebra capilar”, afirma Maia.
Além disso, apesar de acessórios como boinas, chapéus e lenços serem muito utilizados nesta época do ano, eles favorecem o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo. Portanto, o cabeleireiro e maquiador alerta: o uso por tempo prolongado deve ser evitado.
Fonte: Engenho Criatividade e Comunicação