Não é novidade para ninguém que o cigarro provoca diversos males ao organismo. No entanto, pouca gente sabe que ele tem uma ação extremamente prejudicial à pele e faz com que o fumante aparente ter muitos anos a mais.
Algumas pesquisas demonstram que o hábito de fumar é mais prejudicial do que a exposição solar intensa. Isto porque o dano causado pelo fumo atinge as camadas mais profundas da pele.
A batalha entre a nicotina e as fibras de sustentação do tecido é desleal. A fumaça do cigarro contém substâncias que promovem a degradação do colágeno, o que leva a uma atrofia da pele com a formação das rugas.
O cigarro também é um dos grandes responsáveis pela formação de radicais livres, outro fator que acelera o envelhecimento. Além disso, o tabaco compromete o estoque cutâneo das vitaminas A e C, excelentes antioxidantes, capazes de combater os radicais livres.
E não são só as substâncias do cigarro que provocam os sulcos na face. O movimento labial realizado para tragar também contribui para o aparecimento das linhas de expressão.
Outro fator prejudicado pelo fumo é a circulação. O hábito de fumar causa diminuição do calibre dos pequenos vasos que irrigam a pele, diminuindo o aporte de oxigênio e nutrientes, favorecendo a atrofia cutânea.
Esta “vasoconstricção” acontece também nas demais artérias do organismo, o que leva a uma maior predisposição ao infarto cardíaco e ao derrame cerebral.
Todas estas agressões causadas pelo cigarro são de difícil tratamento. Então o melhor mesmo é prevenir e parar de fumar antes do surgimento destas alterações.
Além de manter a pele mais bonita e de aspecto jovem, você ainda terá mais disposição para as atividades do dia a dia e levará uma vida bem mais saudável!!
Fonte: Clínica Dr. Adilson Farrapeira
CLÍNICA DR. ADILSON FARRAPEIRA
Endereço: SHIS QI 09 Bl E Sala 104 – Lago Sul
Brasília/DF
Telefone: (61) 3248-6858
E-mail: contato@dradilsonfarrapeira.com.br
Site: http://www.dradilsonfarrapeira.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/plasticaadilsonfarrapeira