Cuidados especiais com a pele durante a Gestação

cuidado com pele durante gestação - Guia BSB.net

Cuidados especiais com a pele durante a Gestação

O dermatologista Ricardo Fenelon Ensina Técnicas Saudáveis Para Manter a Pele Bonita e Hidratada Durante a Gravidez.

Durante os nove meses de gestação, as futuras mamães costumam enfrentar diversas mudanças hormonais, além da predisposição genética e, claro, o superestiramento da pele e o consequente rompimento das fibras elásticas. Para encarar estes desafios, algumas gestantes optam por utilizar produtos e tratamentos, às vezes, sem o auxílio adequado de um profissional, trazendo riscos à saúde e ao bebê. “Dentre as substâncias existentes nos produtos cosméticos, os ácidos retinóicos são os mais comuns, podendo ser absorvidos pela pele causando lesões, inclusive ao feto”, alerta o dermatologista Ricardo Fenelon.

Segundo o dermatologista, a pele é um dos órgãos que mais sofre alterações durante a gravidez e, por isso, as mamães devem ficar atentas sobre o uso correto de cada produto. “Durante a gravidez, a pigmentação da pele muda, o corpo torna-se mais quente e, portanto, tendem a transpirar mais, o que pode ser controlado com desodorantes e antitranspirantes, banhos mornos e o uso de roupas de algodão”, explica Fenelon.

As manchas escuras, que surgem na pele durante a gestação, são um dos maiores motivos de preocupação para as mamães. O dermatologista explica que isso ocorre devido a uma dermatose crônica, chamada melasma – uma máscara gravídica que surge em função da alteração hormonal reguladora da pigmentação. “A incidência pode ser maior nas mulheres que se expõem ao sol. Por isso, a importância do uso de filtro solar, que bloqueie as radiações UVA e UVB, mesmo não estando sob o sol ou em dias nublados”, diz. Ele também ressalta que é comum o surgimento de uma linha escura vertical no meio do abdômen, chamada de línea nigra.

Cremes hidratantes a base de uréia, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva são os mais indicados, pois mantém a hidratação em dia e ajudam a evitar o aparecimento de estrias. Com o fim da gravidez, a oleosidade da pele e do cabelo tende a diminuir, mas até lá use sabonetes específicos para o rosto, faça limpeza também com tônico e prefira produtos indicados para peles oleosas, na forma de gel. Mesmo com todos os cuidados, é comum após o parto o aparecimento de estrias, nestes casos, o dermatologista destaca a utilização do laser fracionado associado ao Pulse Dye Laser. Lembrando sempre que, quanto antes se iniciar o tratamento após o parto, melhores são os resultados.

Dr Ricardo Fenelon

Dicas para cuidar da pele durante a gravidez:

– Evite tomar banho com temperaturas elevadas;
– Use preferencialmente roupas de algodão;
– Fique atento com a exposição excessiva ao sol e tenha sempre em mãos um protetor solar de amplo espectro, mesmo em dias nublados;
– Utilize cremes de hidratação após o banho com o intuito de manter a elasticidade da pele (o que ajuda a prevenir o aparecimento de estrias).

Dermatologista Ricardo Fenelon

Dermatologista com mais de vinte anos de atuação, o Dr. Ricardo Fenelon é membro da Academia Americana de Dermatologia, é o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, no Centro-Oeste, além de integrar outras instituições médico-científicas. Sua clínica tem aproximadamente dez mil pacientes. Ele também é coordenador do Centro de Dermatologia e Laser de Brasília, um instituto que reúne todos os equipamentos disponíveis para laser em dermatologia.

Clínica de Dermatologia DR. Ricardo Fenelon
SCN, Shopping Liberty Mall, Torre B, Cj. 1212
Brasília – DF
Tel.: (61) 3326.2213
clinicafenelon@terra.com.br

Grávidas podem praticar atividades físicas de impacto?

Comentários no Facebook