Dançar também é saúde

Dançar também é saúde - Fonte: Valorize a Saúde
Dançar também é saúde – Fonte: Valorize a Saúde

Os benefícios da dança, que é considerada uma atividade aeróbia, são: redução de peso, melhor eficiência da ação da insulina no controle do açúcar do sangue, melhor controle da pressão arterial, diminuição do Colesterol Ruim (LDL) e aumento do Colesterol Bom (HDL), melhor condicionamento físico e da capacidade respiratória.

Por ser uma atividade lúdica, a dança libera substâncias, conhecidas por neurotransmissores (em especial endorfinas), que agem no cérebro e dão sensação de bem-estar, maior energia e liberam as tensões do dia a dia. Contribui para diminuição da liberação de Adrenalina e Cortisol, hormônios envolvidos no estresse e ansiedade, dessa forma, proporcionando um efeito relaxante.

A dança colabora para o aumento da força muscular, flexibilidade, coordenação motora e espacial, equilíbrio e melhor consciência corporal.

Para pessoas que estão acima do peso, alguns cuidados são necessários para se evitar dores nos joelhos, coluna, além das incômodas dores relacionadas às tendinites, por movimentos repetitivos. Não podemos nos esquecer que o alongamento antes e após essa atividade é fundamental.

Escolha seu ritmo e assuma esse desafio buscando na dança uma atividade. Saia da zona de conforto, pois em uma hora de dança você pode queimar de 300 a 400 calorias.

Fonte: Valorize a Saúde

Comentários no Facebook