Além de apresentações gratuitas com convidados dos dois países, violonista dominicana e saxofonista francês integram a programação internacional de outubro
A programação de outubro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro começa na terça-feira (06/10), com dois clássicos do compositor russo Tchaikovsky, que terá solo da violinista dominicana Aisha Syet.
A apresentação, com regência do maestro Claudio Cohen, ocorre às 20 horas, no Auditório Planalto, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental. A sala tem capacidade para 983 pessoas.
No sábado (10/10), a orquestra integra a programação do Green Move Festival — evento gratuito promovido pelo Ministério da Cultura, em 9 e 10 de outubro, na Esplanada dos Ministérios.
O grupo sobe ao palco às 16 horas para executar clássicos diversos e trilhas sonoras de filmes.
Em 13 de outubro, o Auditório Master do Centro de Convenções, que tem capacidade para 2.827 espectadores, recebe apresentações com solos dos saxofonistas francês Claude Delangle e do brasileiro Dilson Florêncio.
A regência será compartilhada entre o maestro titular e o convidado Claude Brendel, da França. No programa, haverá composições de Astor Piazzolla, Claude Debussy, George Gershwin, Heitor Villa-Lobos, Maurice Ravel e Paulo Moura.
Finlândia e Turquia
Sob a batuta do finlandês Ville Mankkinen, os músicos executam, em 20 de outubro, as peças Island of Bliss e Cantus Articus, do compatriota Einojuhani Rautavaara. Dando sequência ao concerto em homenagem ao país nórdico, o grupo termina o programa com a Sinfonia nº 3, de Jean Sibelius.
A última apresentação do mês, no dia 27, exalta a música da Turquia, com a regência do maestro Ertuğ Korkmaz. O convidado traz o poema sinfônico Shades, composto por ele. Em seguida, conduz os músicos na intepretação de Romance para Viola e Orquestra, do alemão Max Bruch.
Em Andante e Rondo Ungarese para Viola e Orquestra, do também germânico Carl Maria von Weber, o solo será executado pela violista turca Ezgi Irmak. Fecha a série a Sinfonia nº 4 de Robert Schumann.
Os concertos dos dias 20 e 27 serão às 20 horas, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca.
Ingressos
Os ingressos para as apresentações podem ser retirados no dia do evento, das 9 às 17 horas, na Secretaria de Cultura (Setor Comercial Norte — Via N2, Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro) ou no local do espetáculo, a partir das 18 horas.
A única exceção é para o concerto do Green Move Festival, que não requer entrada, pois será ao ar livre.
Fonte: Agência Brasília / GDF