Os tons de cinza e o aço contem marcam presença em projetos modernos e ousados
Os acabamentos mais rústicos, tons de cinza e o uso de elementos como o aço cortem. Essas são escolhas modernas, ousadas e que vêm conquistando o seu espaço em quartos, salas e até banheiros.
O estilo industrial urbano é marcado pelo despretensioso charme da colocação de elementos que ressaltam a beleza natural de materiais e evidenciam a modernidade de escolhas decorativas.
Tudo estrategicamente pensado e criado para deixar os espaços mais leves e com personalidade.
Gabriela De Rossi explica que uma das características desse estilo é justamente “deixar aparente seus elementos construtivos, como vigas, pilares e tubulações”.
Segundo a profissional, optar por esse estilo, é também “investir em espaços mais amplos, sem muitas paredes, deixando os ambientes mais integrados e com elementos mais rústicos, transformando a casa e a deixando com uma característica mais contemporânea”.
Na avaliação da arquiteta, para não errar na hora de compor um ambiente rústico, a dica é criar um local uniforme, sem misturar estilos que não se complementam.
“O industrial combina com um estilo de vida moderno e contemporâneo”, ensina ela, que aponta os tijolos aparentes, madeira de demolição, superfícies sem acabamento, cimento queimado, concreto e metal como algumas das escolhas que remetem a esse estilo.
Para Letícia Hammerschmidt, arquiteta que assina em Brasília ambientes comerciais, residenciais, mostras e também showrooms, o estilo industrial é uma tendência incontestável. Letícia revela que as propostas, que devem sempre seguir o perfil e preferências de seu usuário, são ricas em escolhas pontuais, como tons de cinza, cimento para o piso, aço cortem nos detalhes e iluminação planejada, para deixar o ambiente com um charme a mais.
A profissional ensina ainda que a “harmonização de elementos rústicos e modernos” é a chave para equilibrar o estilo, sem pesar muito a mão.