Salões de Beleza têm prazo até dia 10/07 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária

Salões de Beleza têm prazo até dia 10/07 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária - Wládia Fernandes
Salões de Beleza têm prazo até dia 10/07 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária – Wládia Fernandes

Os salões de beleza da cidade têm até o dia 10/07 deste mês para se adaptarem às novas exigências da Vigilância Sanitária e contratarem um responsável técnico com conhecimento em microbiologia, esterilização, limpeza e gerenciamento de resíduos.

A determinação faz parte da Instrução Normativa do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF (DIVISA/SVS Nº 6 de 29/12/2014), que dispõe de normas de funcionamento para os salões de beleza e estética.

As penalidades para o descumprimento vão desde multa diária, perda de licença sanitária à interdição do estabelecimento.

Para ajudar os salões no cumprimento da IN e no cuidado com a saúde das pessoas, a Lumix Consultoria está oferecendo o Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares, nos dias 16 e 17 de agosto, de 9h às 18h, na LBV.

O curso ministrado pelas especialistas na área de Vigilância Sanitária, Hildethe Milhomens e Maria Wládia Fernandes, obedece ao mínimo estabelecido na nova lei e possui carga horária total de 20 horas, sendo 16h para a parte teórica e 4h online para elaboração do Manual.

O conteúdo abordará conhecimentos básicos de microbiologia; processos de limpeza, desinfecção e esterilização; higienização de superfícies; biossegurança; gerenciamento de resíduos; noções da Instrução Normativa DIVISA/SVS Nº 6 DE 29/12/2014 e POP (Procedimento Operacional Padrão).

De acordo com a especialista na área de Vigilância Sanitária, Hildethe Milhomens, a IN vem em boa hora para a proteção dos consumidores que frequentam os estabelecimentos de estética e embelezamento.

“A cada dia, vemos a abertura de novos estabelecimentos, mas muitos não seguem padrões básicos de higiene para evitar contaminação entre as pessoas que frequentam o local”, alerta.

“Definir padrões sanitários e fiscalizar é a garantia que o cliente tem de que sua saúde está sendo preservada. Para os donos desse tipo de estabelecimento, é mais uma garantia e confiança a oferecer aos clientes em relação aos serviços prestados”, afirma.

O investimento para o Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares oferecido pela Lumix Consultoria é de R$ 200, contando com emissão de certificado reconhecido pelo órgão fiscalizador.

Sobre a Lumix

A Lumix Consultoria é uma empresa especializada em consultoria, auditoria e treinamentos no ramo alimentício e de vigilância sanitária, que atua desde 2003.

Comandada pela engenheira de alimentos e especialista em Vigilância Sanitária Hildethe Milhomens e a nutricionista e também especialista em Vigilância Sanitária Wládia Fernandes, conta com equipe qualificada para atender a criação de projetos personalizados, que respeitam os critérios de higiene, em conformidade com a Legislação Brasileira e três pilares principais: segurança, qualidade e competitividade.

Com vasta experiência, a empresa já atendeu mais de 2.500 empresas e possui cerca de dois mil projetos realizados, com clientes como Anvisa, Ministério da Agricultura, rede de supermercados Big Box, Provatti, Café Civitá, entre outros.

Salões de Beleza têm prazo até dia 10/07 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária - Hildethe Milhomens
Salões de Beleza têm prazo até dia 10/07 para se adequarem a normas da Vigilância Sanitária – Hildethe Milhomens

Sobre Hildethe Milhomens Jorge

Engenheira de alimentos pela Universidade de Federal do Tocantins, especialista em Qualidade dos Alimentos pela Universidade de Brasília, e mestre em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Atualmente cursa Especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá – RJ.

Atua, ainda, como consultora e instrutora do SEBRAE na área de Gestão de Produtividade e Qualidade; perícias oficiais de produtos de origem vegetal no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; responsabilidade técnica em empresas do ramo de fast food, varejo, restaurantes, indústrias e agroindústrias.

Amplos conhecimentos das técnicas, ferramentas e treinamento para a implantação das Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais Padronizados, APPCC e ISO 22000 e da Norma NBR 15.635.

Sobre Maria Wládia Fernandes

Nutricionista pela Faculdade Anhanguera de Brasília e pós-graduada em Docência do Ensino Superior, possui artigo científico publicado com o título “Índice de Peróxido e de Acidez em óleos de fritura de uma rede de fast food do Distrito Federal”, com conhecimento das ferramentas e treinamento para a implantação das Boas Práticas de Fabricação e Procedimentos Operacionais Padronizados, elaboração de cardápios, controle de qualidade e rotulagem dos alimentos.

SERVIÇO:

Curso de Responsável Técnico para Salão de Beleza e Similares

Onde: Centro Comunitário LBV (Legião da Boa Vontade) – Sgas 915 – Lote 714 – Asa Sul, Brasília – DF
Quando: 16 e 17 de agosto, de 9h às 18h
Investimento: R$ 200,00
Mais informações: (61) 9648-7642
E-mail: contato@lumixconsultoria.com.br
Site: http://www.lumixconsultoria.com.br

Comentários no Facebook