
Alimentar-se corretamente antes e depois de uma atividade física é importante tanto para o seu desempenho quanto para a reposição das vitaminas e nutrientes
A atividade física é importante para manter o corpo saudável, evitar doenças relacionadas ao sedentarismo e proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Mas para que a prática de exercícios proporcione os resultados esperados, a alimentação adequada é fundamental.
Pré-treino
Nunca inicie um exercício físico em jejum. Se a sua atividade for pela manhã, lembre-se de finalizar o café da manhã em até 60 minutos antes do exercício.
A alimentação antes do treino ajuda a manter os níveis de glicose no sangue a fim de evitar a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), fornecer energia e manter o rendimento durante a atividade.
A falta de alimentação também faz com que o corpo queime massa magra em vez de gordura. Antes do treino dê preferência para as fontes de carboidrato. São eles que darão energia e ajudarão no seu desempenho.
Consuma:
- Frutas
- Sucos de frutas
- Frutas secas
- Pães
- Batata doce
- Barras de cereais
- Aveia
Pós-treino
A alimentação pós-treino vai ajudar a recuperar os músculos e a energia. Quem não se alimenta após uma atividade física permite que o organismo utilize a massa muscular para recuperar a energia, ocasionando na perda de músculos.
A ingestão dos alimentos deve ser feita em até duas horas após a atividade. Dê preferência para as fontes de carboidratos, para ajudar na reposição de glicogênio (reserva energética); e de proteína, que fornece aminoácidos que facilitam o reparo e a reconstrução muscular.
Para repor o líquido perdido e evitar a desidratação e sensação de fadiga, consuma bastante água.
Prefira:
- Peito de frango
- Peixe
- Clara de ovo
- Queijos
- Iogurte
- Frutas
Fonte: Hospital Albert Einstein, Ministério da Saúde, Mayo Clinic, Central Nacional Unimed (CNU)