Fique atento aos suplementos alimentares!

Fique atento aos “suplementos alimentares”! - Foto: Internet
Fique atento aos “suplementos alimentares”! – Foto: Internet

“Pílula natural para emagrecimento”, “Quer perder peso agora?”, “Acelera o metabolismo”, “Promove o ganho de massa muscular”, “Combate o envelhecimento da pele”.

Mensagens como essas são cada vez mais comuns em produtos comercializados como “suplementos alimentares” e chamam a atenção de consumidores que procuram uma maneira rápida e fácil para perder peso, ganhar massa muscular e melhorar a aparência.

No entanto, esses produtos não cumprem com esses benefícios anunciados e podem causar danos graves à saúde por conterem ingredientes que não são seguros para serem consumidos como alimentos ou, ainda, conter substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico.

É comum também que esses produtos contenham ingredientes, como extratos vegetais, que não passaram por avaliação de segurança de uma autoridade sanitária. Os danos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial ao fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações no sistema nervoso e, em alguns casos, levar à morte.

Além disso, é crescente a identificação de produtos adulterados contendo substâncias proibidas e que não estão descritas nos rótulos, tais como: substâncias estimulantes, inibidores de apetite, hormônios ou outras consideradas como “doping” pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

É sempre bom relembrar: quer perder peso com saúde? Ganhar massa muscular? Invista em exercícios físicos e alimentação saudável.

Fonte: Click Saudável

Comentários no Facebook