10 alimentos que ajudam a afinar a cintura

10 alimentos que ajudam a afinar a cintura - Foto: ThinkStock
10 alimentos que ajudam a afinar a cintura – Foto: ThinkStock

Não existe nenhuma receita milagrosa que ajuda a diminuir a circunferência da cintura, mas ingerir os alimentos certos, praticar exercícios regularmente e principalmente evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas podem combater o acumulo de gordura no abdômen.

Segundo a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center, refrigerantes, por exemplo, devem ser retirados da dieta, pois não possuem nenhum nutriente e são calóricos. Mesmo os refrigerantes sem açúcar são prejudiciais. Já as bebidas alcoólicas apresentam alto teor calórico e poucos nutrientes.

“Alimentos ricos em gordura trans como sorvetes, biscoitos recheados, salgadinhos aumentam o processo inflamatório do organismo, permitindo ainda que um excesso de insulina seja liberada pelo pâncreas, levando ao armazenamento de gordura abdominal”, afirma Cintia.

Abaixo estão os 10 alimentos listados pela especialista que podem auxiliar na perda de medidas da cintura.

Aveia - Foto: Freeimages
Aveia – Foto: Freeimages

Aveia

A aveia é rica em fibras solúveis, sacia e regula os níveis de açúcar no sangue. É uma ótima opção para um café da manhã mais equilibrado.

Castanha do Pará - Foto: Wikimedia Commons/Quadell
Castanha do Pará – Foto: Wikimedia Commons/Quadell

Castanha do pará

A castanha do pará é rica em gordura insaturada, que auxilia na perda de gordura, ela também é rica em selênio, que, com sua ação antioxidante, ajuda na redução dos processos inflamatórios do organismo.

Canela - Foto: Freeimages
Canela – Foto: Freeimages

Canela

A canela possui função termogênica, que acelera o metabolismo, e auxilia no controle da glicose sanguínea, reduzindo a vontade de comer doces.

Linhaça - Foto: Alex Silva / Saúde
Linhaça – Foto: Alex Silva / Saúde

Linhaça

Além de sua enorme quantidade de fibras que aumentam a saciedade, a linhaça é rica em Omega 3, que possui importante ação anti-inflamatória.

Proteína magra - Foto: Freeimages
Proteína magra – Foto: Freeimages

Proteína magra

As proteínas magras como peixes, aves sem pele e clara de ovo possuem ação térmica. Elas também estimulam o trabalho do metabolismo.

Verduras - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Verduras – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Verduras

Verduras são ótimas fontes de fibras, aumentam a sensação de saciedade, boas fontes de vitaminas e minerais e ainda auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Legumes - Foto: Freeimages
Legumes – Foto: Freeimages

Legumes

As leguminosas possuem baixo índice glicêmico, fazendo com que o pâncreas não libere altas doses de insulina – hormônio que, em excesso, acarreta o acúmulo de gorduras.

Pimenta - Foto: Freeimages
Pimenta – Foto: Freeimages

Pimenta

A pimenta contém uma substância chamada capsaicina – que permite um efeito termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando ainda no processo de digestão.

Peixes de água fria - Foto: Thinkstock
Peixes de água fria – Foto: Thinkstock

Peixes de água fria

Peixes como salmão, atum, arenque e sardinha são ricos em ômega 3 e auxiliam na redução de processos inflamatórios pelo organismo, reduzindo, assim, o acúmulo de gordura abdominal.

Chá Verde - Foto: Marcelo Zocchio / Veja
Chá Verde – Foto: Marcelo Zocchio / Veja

Chá verde

O chá verde acelera o metabolismo, possui ação diurética e auxilia na eliminação de toxinas.

Fonte: Exame

Comentários no Facebook