Veja os 7 erros de quem faz dieta

alimentos
Veja os 7 erros de quem faz dieta

1 – Se inspirar na capa da revista

Ok, você viu uma manchete incrível na capa da sua revista favorita que diz: “Perca 15 kg em 3 meses com a dieta das sopas”. Não entre nessa furada, ok? Primeiro porque comer sopa em todas as refeições vai te deixar fraco – ela não tem todas as propriedades necessárias pra te manter nutrido. E segundo porque vamos combinar: quem é que aguenta viver de sopa por três meses? Também não é legal apostar nas “dietas das celebs”, já que o que funciona pra algumas pessoas não vai necessariamente dar certo pra você. Trace metas possíveis e deixe o sonho de ter o corpo (e o marido) da Angelina Jolie para trás.

2 – Passar fome

A regra básica para perder peso de forma saudável: comer menos e mais vezes ao dia. Funciona assim: se você faz lanches entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), vai manter seu metabolismo funcionando. Ou seja, vai queimar mais calorias. Além disso, quando a gente faz lanchinhos de manhã e à tarde, a tendência é que não exagere nas outras refeições. Passar fome não adianta. Aprenda a selecionar o que vai comer e a parar de confundir fome com gula.

3 – Se pesar todo dia

Um belo dia eu resolvi comprar uma balança e deixar no banheiro de casa. Todo dia, depois do banho, me pesava. Só que eu fazia musculação, o que significa que comecei a criar massa magra. Músculo também pesa, então o número da balança comecou a estacionar e depois a subir. Eu não estava engordando e nem tinha parado de emagrecer (pelo contrário), mas os ponteiros não conseguem separar o que é gordura e o que é massa magra. Só que eu não sabia disso, então me estressava e achava que não estava conseguindo resultados. Não faça isso. Se pese uma, no máximo duas vezes por mês, e trace suas conquistas pela fita métrica. Acredite: a calça jeans diz muito mais sobre o seu emagrecimento do que a balança.

4 – Exagerar na academia

Outra coisa que eu descobri nestes anos de vida saudável: um treino de 45 minutos pode ser muito mais eficaz do que passar três horas na academia. Na verdade, depende do seu objetivo. Se o seu instrutor te orientou a malhar por uma hora, não ultrapasse esse limite. É a intensidade e a frequência do treino que contam, e não a duração. Respeite os limites do seu corpo. O mais importante é malhar sempre que possível e, principalmente, não desistir. Passar horas trancado na academia não dá certo.

5 – Descuidar do sono

Dormir é uma das melhores coisas da vida, e quem quer emagrecer precisa fazer disso um mantra. Estudos recentes comprovam que quando você dorme pouco, tem grandes chances de alterar os “hormônios da fome”: a leptina e a grelina, que estimulam o apetite. Já o cortisol – aquele hormônio que aparece quando vivemos uma situação de stress e tem a função de estocar gordura no corpo – age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco. Vale lembrar de mais uma coisinha: os ataques à geladeira geralmente ocorrem de madrugada. Então trate de dormir!

6 – Pisar fundo na jaca

Você pode se permitir uma “besteirinha” de vez em quando. Mas não vale exagerar. Deixe as exceções para os fins de semana, que tal? E ainda assim, modere. Se for ao rodízio de pizza com a família, limite-se a cinco fatias. Se optar pela junk food, uma boa é trocar o refrigerante por suco e abrir mão da batata frita. Você pode pisar na jaca, mas não faça disso uma regra. Se proibir é perigoso, mas pior ainda é regredir e desperdiçar todo o esforço da semana.

7 – Relaxar depois de emagrecer

Você tá linda, gata e gostosa. Entrou no jeans 40, não tem mais gordurinhas marcando a blusa e se sente maravilhosa. Mas a batalha não acabou. Na minha opinião, manter o peso é muito mais difícil que perder. Quando estamos emagrecendo o ritmo é outro: quanto mais você perde peso, mais se anima pra continuar. Mas e quando não tem mais o que perder? E quando a novidade acaba? Não é porque você chegou ao seu objetivo que pode voltar à vida que levava antes, ok? Continue se alimentando direitinho e se exercitando sempre que puder. É bem fácil ter recaídas – eu sei disso porque já tive as minhas. Um truque bacana pra manter o foco é colar na geladeira uma foto sua antes de emagrecer. Acredite: a vontade de calçar o tênis e subir na esteira volta rapidinho!

Fonte: Projeto Granola

Comentários no Facebook