Seis dicas de autocuidado para aliviar a dor aguda nas costas

Seis dicas de autocuidado para aliviar a dor aguda nas costas - Foto: Cuidados Mil
Seis dicas de autocuidado para aliviar a dor aguda nas costas – Foto: Cuidados Mil

A dor nas costas muitas vezes melhora sozinha. Mas, até isso acontecer, você pode se sentir melhor ao seguir os seguintes passos.

Dor nas costas é tão comum que pelo menos quatro em cada cinco pessoas terão uma crise significativa em algum momento da vida.

Mas, por que nossas costas doem com tanta frequência? Muitas vezes, a dor é desencadeada por uma lesão. Por exemplo, quando você se curva, esticando um músculo ao levantar algo muito pesado ou fazendo jardinagem.

Dor nas costas pode também ser causada por problemas de saúde, incluindo artrite, osteoporose, ruptura de disco ou infecção. O ganho de peso também pode causar dor nas costas, ou ainda dormir em posição errada.

Dicas para aliviar a dor nas costas

A boa notícia é que a maioria das dores nas costas não dura muito tempo. Muitas vezes vai embora por conta própria depois de alguns dias. Cerca de 80% dos casos de dor nas costas se resolve quase completamente dentro de seis semanas.

Até que a dor desapareça, essas dicas podem ajudá-lo a se sentir melhor:

1) Use gelo. O mais rápido possível após uma lesão nas costas, aplique um saco de gelo ou uma compressa fria na parte afetada. (Você pode usar um saco de gelo ou vegetais congelados envoltos em uma toalha). Faça isso várias vezes ao dia, até 20 minutos de cada vez, por dois a três dias. Se você tiver diabetes, diminuição da sensibilidade ou circulação prejudicada, converse com seu médico sobre o uso do gelo. Talvez não seja uma boa opção nesses casos.

2) Aplique calor. Em seguida, use uma bolsa de água quente no local por curtos períodos de tempo. Não adormeça enquanto estiver usando a bolsa, pois você pode se queimar. Banhos quentes podem também aliviar qualquer dor persistente. Se você tiver diabetes, diminuição da sensibilidade ou circulação prejudicada, converse com seu médico sobre o uso de calor, pois pode não ser indicado.

3) Diminua o tempo de repouso na cama. Por mais doloroso que seja para se mover, limite o tempo na cama para não mais do que um ou dois dias. Retomar suas atividades normais o mais rápido possível pode realmente reduzir o desconforto, melhorar a sua mobilidade e ajudar a evitar complicações, tais como músculos enfraquecidos e coágulos sanguíneos nas pernas.

4) Durma bem. À noite, ou sempre que descansar, deite de lado com um travesseiro entre os joelhos.

5) Considere o uso de medicamentos. Pergunte ao seu médico sobre o uso de analgésicos.

6) Exercício. Exercícios bons para a coluna, como natação e caminhada, podem ajudar a acelerar a sua recuperação.

Converse com seu médico antes de aumentar sua atividade. O seu médico ou um fisioterapeuta também pode sugerir exercícios específicos para fortalecer as costas e os músculos abdominais.

Quando devo procurar um médico?

Converse com seu médico se não houver melhora significativa da dor depois de 72 horas de autocuidado.

Saiba que a dor nas costas pode indicar uma condição potencialmente grave, se não melhorar neste intervalo de tempo. Converse com seu médico se tiver dor nas costas ou um histórico de câncer ou doença óssea significativa, se a dor for pior à noite, se não estiver relacionada com alguma atividade específica, ou ainda se você tiver 50 anos ou mais.

Consulte um médico imediatamente se você tiver:

  • Dormência ou formigamento
  • Dor que piora ou não melhora com o repouso ou tratamento
  • Dor após uma queda ou uma lesão
  • Dor acompanhada de fraqueza, dormência na perna, febre, dificuldade para urinar ou perda de peso sem fazer dieta

Procure a emergência se você tiver dor nas costas e:

  • Teve uma grande queda ou lesão
  • Dormência na virilha ou “área de sela” (que é a parte da pélvis que tocaria uma sela se você estivesse em um cavalo)
  • Dor súbita ou grave
  • Sangue na urina

Além disso, contate o seu médico se você tiver dor nas costas e estiver grávida, pois isso pode ser um sinal de trabalho de parto.

Texto: Por Stephanie Bobrowsky, escritor contribuinte.
Revisão médica: Giselle HPR Diniz.

FONTES:

– Diagnóstico e Tratamento das Lombalgias e Lombociatalgias. Projeto Diretrizes – APM e CFM. 2001.
– National Institute of Neurological Disorders and Stroke. Low back pain fact sheet.
– Chou R, Qaseem A, Snow V, et al, for the Clinical Efficacy Assessment Subcommittee of the American College of Physicians and the American College of Physicians/American Pain Society Low Back Pain Guidelines Panel. Diagnosis and treatment of low back pain: a joint clinical practice guideline from the American College of Physicians and the American Pain Society. Annals of Internal Medicine. 2007;147(7):478-491.
– North American Spine Society Public Education Series. Acute low back pain.

Comentários no Facebook