A insuficiência cardíaca pode fazer você se sentir cansado. Um cansaço diferente daquele de quando você faz exercício. Mas, para alguns, o exercício deve ser apenas o que o médico orienta.
Insuficiência cardíaca é uma condição séria que requer cuidados médicos. Ela afeta milhões de pessoas no Brasil. E é a causa mais comum de internação entre as pessoas com mais de 65 anos.
Ter insuficiência cardíaca pode dificultar a realização de atividades rotineiras, como subir escadas. Quando se agrava, até tarefas simples como se vestir podem causar falta de ar. Para algumas pessoas, perder o fôlego durante o esforço é um dos primeiros sintomas da insuficiência cardíaca.
O que causa insuficiência cardíaca?
A insuficiência cardíaca é frequentemente causada pela doença arterial coronária. Isto ocorre quando as artérias que levam sangue ao coração ficam mais estreitas e endurecidas. Outras causas de insuficiência cardíaca incluem pressão alta, diabetes, problemas nas válvulas do coração ou doenças do próprio músculo cardíaco.
Seja qual for a causa, na insuficiência cardíaca o coração não consegue se encher suficientemente de sangue ou não o bombeia de maneira eficiente – ou ambos. Isso faz com que o coração seja incapaz de fornecer adequadamente o sangue oxigenado para o resto do corpo.
Seus pulmões, músculos e outros órgãos precisam de oxigênio para funcionar corretamente. Se não tiverem sangue suficiente, funcionarão de maneira ineficaz.
Não é arriscado fazer exercícios?
As pessoas com insuficiência cardíaca podem perguntar se o exercício é seguro para elas. Algumas têm medo de ter um ataque cardíaco ao se exercitar. Mas ter insuficiência cardíaca não significa que você tem que evitar o exercício.
O exercício é importante para todas as pessoas, mesmo para aquelas com insuficiência cardíaca. De fato, para os adultos que têm uma condição crônica, a atividade física tem sido considerada segura, se realizada dentro dos limites da sua capacidade.
Alguns benefícios gerais do exercício são:
- Reduzir o risco de novos problemas cardíacos, incluindo o infarto
- Controlar o peso
- Reduzir o risco de diabetes tipo 2
- Reduzir o risco de pressão alta
- Reduzir o risco de alguns tipos de câncer
- Melhorar os sintomas de depressão
- Aumentar a força muscular
- Ajudar a manter as atividades diárias
- Prevenir quedas
Encontrando o exercício certo
Se você tem insuficiência cardíaca, é muito importante conversar com seu médico para que ele lhe oriente obre um programa de exercícios mais adequado para você. Ele irá lhe recomendar um programa de exercícios adaptado às suas necessidades.
Poucas mudanças de estilo de vida têm um impacto tão grande sobre a sua saúde quanto permanecer ativo. A insuficiência cardíaca não tem que fazer você parar. E, ao se manter fisicamente ativo, você pode diminuir seu stress diário.
Pode ainda melhorar sua capacidade de realizar atividades do dia a dia e ficar independente. Ser ativo pode ajudá-lo a viver mais tempo – assim, converse com seu médico e mexa-se!
Texto: Emily Gurnon, escritor contribuinte.
Revisão médica: Giselle HPR Diniz.
Fonte: Cuidados Mil
– Atualização da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica – 2012 Arq Bras Cardiol 2012; 98(1 supl.1): 1-33.
– II Diretrizes em Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Arq Bras Cardiol 2010; 95(3 supl.2): 1-112.
– Centers for Disease Control and Prevention: Physical activity and health.
– National Heart, Lung, and Blood Institute. Your guide to physical activity and your heart.
– National Institutes of Health SeniorHealth. Heart failure: symptoms and diagnosis.
– National Heart, Lung, and Blood Institute. What is cardiac rehabilitation?