Conheça os Benefícios dos Exercícios Funcionais

Conheça os Benefícios dos Exercícios Funcionais - Foto: Tokio Marine
Conheça os Benefícios dos Exercícios Funcionais – Foto: Tokio Marine

Um método que valoriza a qualidade dos movimentos, é dinâmico e pode ser colocado em prática em qualquer lugar

O treinamento funcional tem como base os movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, agachar, etc. Ele ajuda a melhorar a coordenação, o equilíbrio, a força e a resistência e em geral apresenta resultados mais rápidos, pois um só exercício pode trabalhar simultaneamente diversas partes do corpo.

Outra vantagem é que este treinamento tira a pessoa dos movimentos mecânicos da musculação, uma alternativa para aqueles cansados dos exercícios tradicionais. Além disso ajuda a prevenir lesões e traz melhorias cardiovasculares, redução do percentual de gordura e definição muscular.

Mas como é realizado o treino funcional?

O fortalecimento do centro de força do corpo (músculos do abdômen, quadris e região lombar) e a estabilização da coluna vertebral são os pilares do treinamento funcional, que aciona estas musculaturas em todos os exercícios. Acessórios como elásticos, bolas, cones e hastes podem ser utilizados inclusive em casa ou ao ar livre.

A diferença entre a musculação e o treino funcional é que no primeiro o foco é a força, enquanto no segundo predominam a agilidade, flexibilidade, resistência e todas as nossas capacidades físicas. Ele também pode ser mais focado na necessidade de quem o pratica (fortalecimento ou queima de calorias).

Mas é preciso prestar atenção em alguns aspectos:

  • Ao trabalhar os músculos de forma mais generalizada o perigo de sobrecarregar ou se machucar é menor, mas existe. É importante contar com um profissional de educação física para orientar o seu treino.
  • Pessoas que ao longo da vida praticaram alguma modalidade esportiva se adaptam melhor a este tipo de treinamento. O que não quer dizer que alguém que sempre foi sedentário não possa iniciá-lo, já que é adequado a todas as idades.

De novo, é muito importante o acompanhamento de um profissional qualificado.

Mais informações, acesse: http://www.confef.org.br/extra/noticias/conteudo.asp?id=71

Fonte: Tokio Marine Vida Saudável

Comentários no Facebook