Você sente dor nas costas? Saiba que você não é o único

rehab_coluna_001

Aprenda que mudança de rotina, podem diminuir o incomodo que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é cada vez mais comum na vida dos brasileiros

Você já teve dor nas costas? Já sentiu aquele incomodo quando fica muito tempo parado na mesma posição? Pois é, você não é o único, de acordo com estudo, 8 em cada 10 pessoas, sentiram, ou vão sentir, dor nas costas em algum momento da vida. Além do incomodo na coluna, algumas pessoas apresentam desvios posturais. Os desvios são alterações na coluna vertebral. É o uso incorreto das articulações corporais.

Desconforto comum para muitos brasileiros, a dor nas costas é, na maioria das vezes, mascarada com analgésico. No entanto, especialistas advertem que o incômodo pode ser sintoma de doenças graves, como problemas na musculatura da coluna, pedras nos rins, infecção renal, hérnia de disco, depressão e até aneurisma da aorta abdominal.

Mas, em 90% dos casos, a dor ameniza com atividade física, fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e acompanhamento médico.

De acordo com a médica fisiatra Claudia Barata Ribeiro, especializada em dor, a melhor forma de prevenir a dor na coluna é adotar hábitos de vida saudáveis. Além de priorizar um cardápio balanceado, manter o peso e praticar exercícios físicos regularmente, sem esquecer é claro, a importância da postura correta.

Dentro da fisioterapia, existem várias técnicas que ajudar no tratamento, tais como: Pilates, Método Mackenzie, Osteopatia, Massoterapia, RPG dentre outros. De acordo com a fisioterapeuta Janaina Vidal “Acredito que a prevenção é o melhor caminho. Reforço muscular bem orientado e cuidadoso é a melhor conduta para estabilizar a coluna, prevenindo futuras lesões e mantendo uma postura adequada.”

rehab_coluna_002

Pilates

Uma das maneiras mais eficazes para combater a dor, é o Pilates. Com técnicas apropriadas para fortalecimento de musculaturas profundas e correções na postura, auxiliam no alívio de dores. Os músculos paravertebrais também são trabalhados no Pilates, auxiliando na manutenção da coluna ereta. Já o músculo quadrado lombar auxilia na extensão de tronco (quando inclinamos o tronco para trás) e também na rotação de tronco (movimento feito quando estamos no banco da frente do carro e pegamos a bolsa no banco de trás). Por último, o Pilates trabalha o trapézio, músculo responsável pelos movimentos de ombro, cabeça e diafragma – músculo da respiração.

Academia

Fazer exercícios de forma errônea, o que serviria para ajudar, atrapalha, por isso é essencial que a atividade seja supervisionada por pessoas capacitadas.

De acordo com Claudia “Uma postura adequada em repouso e durante a realização dos exercícios, principalmente os que exigem força, é mais que necessário, faze-los de forma errada ou algum deslize, podem acarretar em lesões, das mais simples, até as mais complexas, que exigem uma recuperação muito mais trabalhosa”, afirma.

“Ao fazer qualquer exercício, é necessário alinhar a coluna, posturar bem os ombros evitando a sobrecarrega na região lombar”, diz a educadora física Vera Klein.

rehab_coluna_003

Você Sabia?

Você sabia que o ReHaB Wellness Center conta com todos esses atendimentos? Venha nos fazer uma visita!

Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. Pensando nisso, o ReHaB inovou acoplando todos esses fatores, que visam a melhoria de vida, em apenas um lugar, um centro de bem estar diferenciado.

Localizado na 213 sul e com um ambiente completamente moderno, o ReHaB Wellness Center vem se destacando cada vez mais no ramo da saúde e qualidade de vida, não apenas pela sua competência mas também, por suas inovações.

rehab_fachada

 

REHAB WELLNESS CENTER – RWC
Endereço: SHLS Quadra 213, Conjunto D, Lote 36, Asa Sul
Brasília/DF
Telefone: (61) 3445-3009
Site: http://www.rehabwellnesscenter.com.br
E-mail: rehab@brturbo.com.br

Comentários no Facebook