Saiba a importância dessas substâncias no nosso organismo
Gordura e colesterol são palavras que assombram a vida de muita gente. Porém, tê-los como aliados ou inimigos depende muito de você.
Primeiramente, é preciso deixar claro que o nosso organismo precisa de gordura e de colesterol (ao contrário do açúcar industrializado, que é totalmente dispensável para a alimentação e, cujos efeitos, já foram abordados nessa coluna).
Mas afinal, por que precisamos de gordura e colesterol? Simples: porque eles desempenham funções importantíssimas no organismo. Por exemplo: a gordura é fundamental para a produção de hormônios, para o depósito de vitaminas, além de ser uma reserva de energia. O colesterol, por sua vez, faz parte da estrutura das células, dos hormônios sexuais, da vitamina D e da bile.
Porém, quando os níveis de colesterol ruim se elevam acima do normal, eles começam a entupir as artérias e aí é que está o grande perigo!
Tipos de Colesterol
- LDL: é o colesterol ruim; um dos grandes inimigos da nossa saúde.
- HDL: é o colesterol bom; amigo da nossa saúde.
- Triglicérides: em excesso, também prejudicam a nossa saúde.
Tipos de gordura
- Insaturada: é a gordura de origem vegetal. Está presente nas castanhas, nozes, amendoim, abacate, azeite de oliva extra virgem e é benéfica para a saúde.
- Saturada: é a gordura de origem animal. Está presente na carne vermelha, no leite e derivados integrais, na manteiga, nos embutidos. Em excesso, é prejudicial à saúde.
- Trans (ou gordura vegetal hidrogenada): é a gordura obtida através da hidrogenação de óleos vegetais. Está presente em bolos, tortas, sorvetes biscoitos, salgadinhos, margarinas e nos “combos” dos fast foods. É muito nociva para a saúde.
Como reduzir o colesterol com medidas simples e econômicas?
- Se você quer controlar o colesterol sem custos financeiros, basta seguir as seguintes dicas:
- Alimente-se corretamente priorizando frutas, legumes, verduras, castanhas, azeites, peixes ou frango grelhado, arroz e outros cereais integrais, leite e derivados desnatados, pães integrais. E evite frituras, carnes gordas, embutidos, massas brancas, salgadinhos, bolos, sorvetes, tortas, bolachas recheadas e lanches de fast food.
- Durma no mínimo oito horas por noite, pois o sono regular ajuda a controlar o colesterol.
- Mantenha o stress sob controle.
- E, principalmente, faça exercícios físicos.
Exercícios x Colesterol
Os exercícios aeróbios são poderosos soldados na luta contra o colesterol ruim, embora os exercícios com peso também sejam eficazes. Os efeitos dos exercícios aeróbios são mais rápidos nessa luta, mas ambos favorecem o controle do LDL. O importante mesmo é se exercitar, pois o sedentarismo favorece o aumento do mau colesterol.
Fonte: Webrun